As aulas, carecem de ser vistas como um processo, e não apenas como um produto acabado. É fundamental recriar e idealizar novas estratégias de aprendizagem que permita que o aluno construa seus saberes, de forma prazerosa, possibilitando a criatividade, o relacionamento interpessoal e o pensamento crítico. O presente trabalho tem como objetivo propiciar aos alunos aprendizado lúdico e motivador, desenvolvendo habilidades, além de revisar, fixar, avaliar conteúdos, propiciar a integração dos alunos; despertar no aluno o espírito de trabalho em grupo e para os docentes: inovação no processo de ensino e aprendizagem. Através da implementação de uma brincadeira muito conhecida a “Forca” readaptada, essa brincadeira tradicional que pode ser aplicada a temática da biodiversidade da caatinga. A amostra foi composta por uma turma de alunos (27 alunos) da 4ª série do 5ª ano que frequentam a Escola Militar de Pernambuco, situado na Rua Henrique Dias localizada em Recife, PE. A faixa etária dos sujeitos da pesquisa variou entre dez e onze anos. O jogo foi avaliado a partir da interação e a participação e motivação dos alunos. A competição sadia estimula ao aluno a querer ganhar e mostras aos colegas que conseguiu. O jogo foi satisfatório, estimulando e sendo uma aula diferenciada sem nomes ou imagens decoradas e sim um momento prazeroso e de aprendizagem.