Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AFETIVIDADE E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: AFETIVIDADE, RELACIONAMENTO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35005
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3681
    "inscrito_id" => 9566
    "titulo" => "A AFETIVIDADE E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho relata minha experiência de educadora em um Centro de Juventude da periferia do Estado de São Paulo, com o intuito de demonstrar a importância da afetividade nas relações de quem trabalha na educação, e o efeito dela na aprendizagem do aluno. Os relatos se deram com base em minhas vivencias e os registros das atividades realizadas no Centro de Juventude e comprovam que tanto a aprendizagem como as mudanças comportamentais dos alunos vieram a acontecer na medida em que os alunos se sentiam acolhidos, respeitados e valorizados como pessoa. Os estudos de Wallon sobre a afetividade muito contribuíram comprovando o quanto a afetividade pode influenciar positivamente na educação. Ao observar o diário de campo, os registros mostravam mudança gradativa no comportamento e aprendizagem dos alunos à medida em que os professores conseguiam visualizar qualidades positivas neles e reconhecendo suas capacidades e potencial os encorajava a aprender. As situações de indisciplina, violência e agressividade, deram lugar a relações pautadas pelo respeito e ao interesse em participar das atividades na ONG, bem como melhora em sua frequência escolar. Percebemos que houve também uma melhora na autoestima das crianças capaz de trazer efeitos positivos em seu convívio na família e escola. Toda criança tem direito à educação, porém as condições oferecidas para essa finalidade ( poucos investimentos, excesso de alunos por sala de aula , poucas formação dos professores) dificultam a efetivação desse direito.A boa relação entre professor e aluno com práticas educativas baseadas na afetividade pode ser um importante ingrediente para que ambos encontrem um novo sentido para as aulas tornando o ambiente escolar agradável e propício ao convívio de todos, propiciando assim as condições para uma boa aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, RELACIONAMENTO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID9566_15102017150855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SIMPLICIO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LIA"
    "autor_email" => "liasimplicio@bol.com.br"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35005
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3681
    "inscrito_id" => 9566
    "titulo" => "A AFETIVIDADE E SEUS EFEITOS NA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho relata minha experiência de educadora em um Centro de Juventude da periferia do Estado de São Paulo, com o intuito de demonstrar a importância da afetividade nas relações de quem trabalha na educação, e o efeito dela na aprendizagem do aluno. Os relatos se deram com base em minhas vivencias e os registros das atividades realizadas no Centro de Juventude e comprovam que tanto a aprendizagem como as mudanças comportamentais dos alunos vieram a acontecer na medida em que os alunos se sentiam acolhidos, respeitados e valorizados como pessoa. Os estudos de Wallon sobre a afetividade muito contribuíram comprovando o quanto a afetividade pode influenciar positivamente na educação. Ao observar o diário de campo, os registros mostravam mudança gradativa no comportamento e aprendizagem dos alunos à medida em que os professores conseguiam visualizar qualidades positivas neles e reconhecendo suas capacidades e potencial os encorajava a aprender. As situações de indisciplina, violência e agressividade, deram lugar a relações pautadas pelo respeito e ao interesse em participar das atividades na ONG, bem como melhora em sua frequência escolar. Percebemos que houve também uma melhora na autoestima das crianças capaz de trazer efeitos positivos em seu convívio na família e escola. Toda criança tem direito à educação, porém as condições oferecidas para essa finalidade ( poucos investimentos, excesso de alunos por sala de aula , poucas formação dos professores) dificultam a efetivação desse direito.A boa relação entre professor e aluno com práticas educativas baseadas na afetividade pode ser um importante ingrediente para que ambos encontrem um novo sentido para as aulas tornando o ambiente escolar agradável e propício ao convívio de todos, propiciando assim as condições para uma boa aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "AFETIVIDADE, RELACIONAMENTO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID9566_15102017150855.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SIMPLICIO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LIA"
    "autor_email" => "liasimplicio@bol.com.br"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho relata minha experiência de educadora em um Centro de Juventude da periferia do Estado de São Paulo, com o intuito de demonstrar a importância da afetividade nas relações de quem trabalha na educação, e o efeito dela na aprendizagem do aluno. Os relatos se deram com base em minhas vivencias e os registros das atividades realizadas no Centro de Juventude e comprovam que tanto a aprendizagem como as mudanças comportamentais dos alunos vieram a acontecer na medida em que os alunos se sentiam acolhidos, respeitados e valorizados como pessoa. Os estudos de Wallon sobre a afetividade muito contribuíram comprovando o quanto a afetividade pode influenciar positivamente na educação. Ao observar o diário de campo, os registros mostravam mudança gradativa no comportamento e aprendizagem dos alunos à medida em que os professores conseguiam visualizar qualidades positivas neles e reconhecendo suas capacidades e potencial os encorajava a aprender. As situações de indisciplina, violência e agressividade, deram lugar a relações pautadas pelo respeito e ao interesse em participar das atividades na ONG, bem como melhora em sua frequência escolar. Percebemos que houve também uma melhora na autoestima das crianças capaz de trazer efeitos positivos em seu convívio na família e escola. Toda criança tem direito à educação, porém as condições oferecidas para essa finalidade ( poucos investimentos, excesso de alunos por sala de aula , poucas formação dos professores) dificultam a efetivação desse direito.A boa relação entre professor e aluno com práticas educativas baseadas na afetividade pode ser um importante ingrediente para que ambos encontrem um novo sentido para as aulas tornando o ambiente escolar agradável e propício ao convívio de todos, propiciando assim as condições para uma boa aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.