APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO CUIDADO DE IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34118 "edicao_id" => 76 "trabalho_id" => 810 "inscrito_id" => 2679 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO CUIDADO DE IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução. As doenças crônicas não transmissíveis são patologias multifatoriais de longa duração que se desenvolvem no decorrer da vida. O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica causada por deficiência hereditária e/ou adquirida na produção de insulina ou pela ineficácia da insulina produzida. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a mais preponderante das doenças cardiovasculares. Estatísticas apontam maior prevalência dessas enfermidades com o envelhecimento, o que as torna um agravo à vitalidade dos idosos. A Atenção Básica encontra dificuldades no cuidado dos pacientes idosos portadores de HAS e/ou DM, visto a falta de adesão contínua ao tratamento. A aprendizagem baseada em problemas (ABP), a partir da inserção precoce do estudante de medicina na Atenção Básica, aspira torna-lo conhecedor dos empecilhos existentes nessa, capacitando-o a contorna-los. Ainda, proporciona o estreitamento do vínculo médico-paciente, facilitando a adequação da terapêutica ao perfil e interesse do último. Objetivo. Relatar uma experiência de ensino nas atividades desenvolvidas na disciplina Integração Ensino Serviço e Comunidade (IESC) por graduandos do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes, em ações voltadas para idosos hipertensos e diabéticos. Métodos. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, das vivências da disciplina IESC, no segundo semestre de 2017 em uma Unidade de Saúde da Família. Para as atividades, é realizado encontro semanal, com duração de três horas e trinta minutos. O público é composto por homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos. As práticas seguem cronograma previamente estabelecido. Na execução das ações delineadas, ocorre a aferição da pressão arterial, assim como da glicemia capilar. São repassadas orientações que visam facilitar o controle de suas patologias, também sendo possibilitado espaço para o esclarecimento de dúvidas. Existe ainda troca de informações entre as partes, de modo a fortificar o elo entre usuário e profissional da saúde. Ao término da atividade, são realizadas ponderações, pelo grupo, dos conhecimentos transmitidos e adquiridos. Resultados e Discussão. É notório que a inserção precoce do discente nas Unidades Básicas de Saúde propicia o estreitamento da relação entre esses e os idosos. Essa experiência, proporcionada pela IESC, oportuniza ao aluno, dedicar maior atenção aos dizeres populares, conciliando-os com os ensinamentos obtidos na universidade. A interação desses fatores facilita o “feedback” do idoso, que sente mais confiança em transmitir seus sintomas e dificuldades, oferecendo maior espaço para a correção e adesão do tratamento. Conclusão. A inserção precoce do estudante na saúde pública favorece avanços no cuidado dos idosos, por reforçarem o elo entre as partes, auxiliando no entendimento das doenças, transformando os hábitos dos integrantes da comunidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-03: Práticas Clínicas e Terapêuticas direcionadas a Pessoa Idosa" "palavra_chave" => "ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, DIABETES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA3_ID2679_16102017160827.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-09 18:49:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA ROCHA SOLEDADE" "autor_nome_curto" => "CAROLINA ROCHA" "autor_email" => "carolinasoledade_@hotmail" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES (FITS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-cieh" "edicao_nome" => "Anais V CIEH" "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017" "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg" "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34118 "edicao_id" => 76 "trabalho_id" => 810 "inscrito_id" => 2679 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO CUIDADO DE IDOSOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução. As doenças crônicas não transmissíveis são patologias multifatoriais de longa duração que se desenvolvem no decorrer da vida. O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica causada por deficiência hereditária e/ou adquirida na produção de insulina ou pela ineficácia da insulina produzida. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a mais preponderante das doenças cardiovasculares. Estatísticas apontam maior prevalência dessas enfermidades com o envelhecimento, o que as torna um agravo à vitalidade dos idosos. A Atenção Básica encontra dificuldades no cuidado dos pacientes idosos portadores de HAS e/ou DM, visto a falta de adesão contínua ao tratamento. A aprendizagem baseada em problemas (ABP), a partir da inserção precoce do estudante de medicina na Atenção Básica, aspira torna-lo conhecedor dos empecilhos existentes nessa, capacitando-o a contorna-los. Ainda, proporciona o estreitamento do vínculo médico-paciente, facilitando a adequação da terapêutica ao perfil e interesse do último. Objetivo. Relatar uma experiência de ensino nas atividades desenvolvidas na disciplina Integração Ensino Serviço e Comunidade (IESC) por graduandos do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes, em ações voltadas para idosos hipertensos e diabéticos. Métodos. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, das vivências da disciplina IESC, no segundo semestre de 2017 em uma Unidade de Saúde da Família. Para as atividades, é realizado encontro semanal, com duração de três horas e trinta minutos. O público é composto por homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos. As práticas seguem cronograma previamente estabelecido. Na execução das ações delineadas, ocorre a aferição da pressão arterial, assim como da glicemia capilar. São repassadas orientações que visam facilitar o controle de suas patologias, também sendo possibilitado espaço para o esclarecimento de dúvidas. Existe ainda troca de informações entre as partes, de modo a fortificar o elo entre usuário e profissional da saúde. Ao término da atividade, são realizadas ponderações, pelo grupo, dos conhecimentos transmitidos e adquiridos. Resultados e Discussão. É notório que a inserção precoce do discente nas Unidades Básicas de Saúde propicia o estreitamento da relação entre esses e os idosos. Essa experiência, proporcionada pela IESC, oportuniza ao aluno, dedicar maior atenção aos dizeres populares, conciliando-os com os ensinamentos obtidos na universidade. A interação desses fatores facilita o “feedback” do idoso, que sente mais confiança em transmitir seus sintomas e dificuldades, oferecendo maior espaço para a correção e adesão do tratamento. Conclusão. A inserção precoce do estudante na saúde pública favorece avanços no cuidado dos idosos, por reforçarem o elo entre as partes, auxiliando no entendimento das doenças, transformando os hábitos dos integrantes da comunidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-03: Práticas Clínicas e Terapêuticas direcionadas a Pessoa Idosa" "palavra_chave" => "ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, DIABETES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA3_ID2679_16102017160827.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-09 18:49:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA ROCHA SOLEDADE" "autor_nome_curto" => "CAROLINA ROCHA" "autor_email" => "carolinasoledade_@hotmail" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES (FITS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-cieh" "edicao_nome" => "Anais V CIEH" "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017" "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg" "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }