O descarte de resíduos orgânicos pela maioria das pessoas dá-se pelo fato de não terem ciência que esses resíduos de nossas casas podem ser utilizados e reaproveitados de forma bem simples. Esse trabalho visa mostrar como atividades prático-metodológicas podem fazer muita diferença em meio a uma sociedade predominantemente adepta ao descarte de tudo que aparentemente não serve. O presente estudo abrangeu a utilização de novas metodologias no ensino de Biologia com a utilização de minhocários na EEEFM Professor Felipe Tiago Gomes, Picuí – PB. O mesmo teve como objetivo desenvolver atividades praticas e expositivas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e reciclagem de lixo orgânico domiciliar e escolar encontrado em nossas casas e na própria escola, tendo como base a reutilização de resíduos orgânicos trazidos pelos próprios estudantes e os resíduos provenientes da própria escola, usando baldes de margarinas para confecção de composteiras a base de minhocas no processo de vermicompostagem. As atividades foram desenvolvidas por estudantes da 3ª série “B” do ensino médio da referida escola. Realizou-se a aplicação de questionários, um pré-avaliativo e outro final, após cada atividade proposta, nas quais se notou interesse e empenho satisfatório de todos os educandos envolvidos. Observou-se ao longo do projeto um grande desempenho dos discentes diante dos conteúdos abordados, apesar de alguns temas já serem conhecidos, como a temática da reciclagem de matéria orgânica. Os estudantes demonstraram com a adoção da metodologia das composteiras uma maior compreensão das características do filo Annelida, o que os levaram à adquirir concepções de causas e soluções de diversos problemas ambientais observados no cotidiano dos mesmos.