Na aula prática de características culturais de bactérias, ministrada na disciplina Microbiologia Básica da Universidade Federal do Ceará, são visualizadas as características macroscópicas de bactérias de diferentes gêneros, como Escherichia, Serratia, Sarcina, Enterobacter, Staphyloccocus e Bacillus, os quais apresentam certa diversidade, contudo, limitada. Sob essa ótica, surgiu a necessidade de enriquecer o modelo que vinha sendo adotado há vários semestres, de forma a despertar o interesse dos alunos e expor a eles uma maior de diversidade microbiana. Assim, incluiu-se a essa aula prática cepas as actinobactérias, representantes da diversidade regional, devido suas características morfológicas singulares, objetivando tornar a relação ensino-aprendizagem de microbiologia algo mais atrativo e instigante. Foram utilizadas cinco cepas de actinobactérias, coletadas na cidade de Quixeramobim-CE e repicadas em placas de Petri contendo meio CDA (Caseinato-Dextrose-Ágar) e incubadas a 28 °C ± 2 °C por 7 dias. Na aula prática de características culturais, pertencente à disciplina de Microbiologia Básica, fez-se o estudo comparativo entre diferentes culturas, a saber, forma, bordas, elevação, superfície e cromogênese. Aplicou-se, ao final da prática, um questionário no qual os discentes discorreram sobre o conteúdo e opinaram sobre o uso das actinobactérias na referida aula. Obtendo uma resposta positiva, a inclusão de actinobactérias mostrou-se viável. Os resultados obtidos revelaram que 76,7% afirmaram que a prática despertou o interesse por essas bactérias, enquanto 90% responderam que foi possível conhecer mais da diversidade presente no sertão nordestino. Assim, engrandece-se a aula com a inclusão das actinobactérias como ferramenta didática enquanto propaga-se a riqueza e diversidade do semiárido nordestino.