O objetivo deste trabalho foi analisar o nível de conhecimento sobre o conteúdo “ginástica” dos estudantes do 1º e do 8º períodos do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Os objetivos específicos pretendem identificar as diferenças do entendimento entre os estudantes que estão iniciando e os que estão terminando o curso citado; Abordar a importância da disciplina da ginástica na formação dos estudantes do Departamento de Educação Física (DEF). Este trabalho caracteriza-se como sendo um estudo de caso de abordagem qualitativa. Ao analisar a resposta dos estudantes ao questionário proposto, observamos que o entendimento sobre o conteúdo ginástica é restrito e coaduna-se com o que é definido pela mídia, ou seja, a ginástica na sua dimensão esportivizada. Nesse sentido, identificamos a necessidade de tratar este conteúdo nos cursos de formação com o objetivo de ampliar e elevar o padrão de cultura corporal dos futuros professores, a fim de que possam: apresentar, discutir, problematizar e sistematizar este conteúdo na educação básica, contribuindo para a formação das futuras gerações.