Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL: PERCURSOS DO ENSINAR E APRENDER DE UMA NAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ÉTNICA RACIAL, PROFESSOR(A) NEGRO(A), DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GD01 - As Minorias Étnicas: novas abordagens e experiências culturais e históricas na educação
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31384
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 302
    "titulo" => "PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL: PERCURSOS DO ENSINAR E APRENDER DE UMA NAÇÃO"
    "resumo" => "Sabe-se que a educação no contexto brasileiro enfrentou, até firmar-se como hoje é compreendida, diversos embates. Nesta acepção, dentre os diversos rumos tomados até a sua constituição, ressalta-se o ensino das raízes Afro para brasileiros, assim como a conseguinte formação de docentes negros/as no país. Assim, considerando-se a importância da temática, e, sabendo-se da importância de apresentações gerais desse contexto, objetiva-se com o presente estudo expor o estado da arte sobre o tema. Trata-se pois, de uma revisão da literatura, com abordagem descritiva e exploratória. A partir do material discursivo analisado, desenvolveu-se uma reflexão sobre o ensino promovido no Brasil, do passado aos dias atuais, considerando-se o seu contexto sócio-histórico, com a criação do tópico de análise intitulado: O DOCENTE NEGRO/A NA HISTÓRIA: relatos teóricos e práticos daqueles outros docentes. De forma ampla, concebe-se que não apenas o(a) docente negro(a) precisa conhecer, de modo aprofundado, o enraizamento cultural dos problemas discutidos ao longo do pressente artigo, mas sim todos os educadores, uma vez que a edificação da educação brasileira ainda permanece em formulação, fazendo-se necessário entender contextos sócio-históricos de acontecimentos que influenciam nossos comportamentos até hoje."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD01 - As Minorias Étnicas: novas abordagens e experiências culturais e históricas na educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ÉTNICA RACIAL, PROFESSOR(A) NEGRO(A), DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA1_ID302_12072017161657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON ARAUJO DO BÚ"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON DO BÚ"
    "autor_email" => "dobuemerson@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31384
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 302
    "titulo" => "PROFISSÃO DOCENTE NO BRASIL: PERCURSOS DO ENSINAR E APRENDER DE UMA NAÇÃO"
    "resumo" => "Sabe-se que a educação no contexto brasileiro enfrentou, até firmar-se como hoje é compreendida, diversos embates. Nesta acepção, dentre os diversos rumos tomados até a sua constituição, ressalta-se o ensino das raízes Afro para brasileiros, assim como a conseguinte formação de docentes negros/as no país. Assim, considerando-se a importância da temática, e, sabendo-se da importância de apresentações gerais desse contexto, objetiva-se com o presente estudo expor o estado da arte sobre o tema. Trata-se pois, de uma revisão da literatura, com abordagem descritiva e exploratória. A partir do material discursivo analisado, desenvolveu-se uma reflexão sobre o ensino promovido no Brasil, do passado aos dias atuais, considerando-se o seu contexto sócio-histórico, com a criação do tópico de análise intitulado: O DOCENTE NEGRO/A NA HISTÓRIA: relatos teóricos e práticos daqueles outros docentes. De forma ampla, concebe-se que não apenas o(a) docente negro(a) precisa conhecer, de modo aprofundado, o enraizamento cultural dos problemas discutidos ao longo do pressente artigo, mas sim todos os educadores, uma vez que a edificação da educação brasileira ainda permanece em formulação, fazendo-se necessário entender contextos sócio-históricos de acontecimentos que influenciam nossos comportamentos até hoje."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD01 - As Minorias Étnicas: novas abordagens e experiências culturais e históricas na educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ÉTNICA RACIAL, PROFESSOR(A) NEGRO(A), DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA1_ID302_12072017161657.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMERSON ARAUJO DO BÚ"
    "autor_nome_curto" => "EMERSON DO BÚ"
    "autor_email" => "dobuemerson@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Sabe-se que a educação no contexto brasileiro enfrentou, até firmar-se como hoje é compreendida, diversos embates. Nesta acepção, dentre os diversos rumos tomados até a sua constituição, ressalta-se o ensino das raízes Afro para brasileiros, assim como a conseguinte formação de docentes negros/as no país. Assim, considerando-se a importância da temática, e, sabendo-se da importância de apresentações gerais desse contexto, objetiva-se com o presente estudo expor o estado da arte sobre o tema. Trata-se pois, de uma revisão da literatura, com abordagem descritiva e exploratória. A partir do material discursivo analisado, desenvolveu-se uma reflexão sobre o ensino promovido no Brasil, do passado aos dias atuais, considerando-se o seu contexto sócio-histórico, com a criação do tópico de análise intitulado: O DOCENTE NEGRO/A NA HISTÓRIA: relatos teóricos e práticos daqueles outros docentes. De forma ampla, concebe-se que não apenas o(a) docente negro(a) precisa conhecer, de modo aprofundado, o enraizamento cultural dos problemas discutidos ao longo do pressente artigo, mas sim todos os educadores, uma vez que a edificação da educação brasileira ainda permanece em formulação, fazendo-se necessário entender contextos sócio-históricos de acontecimentos que influenciam nossos comportamentos até hoje.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.