Sabe-se que a educação no contexto brasileiro enfrentou, até firmar-se como hoje é compreendida, diversos embates. Nesta acepção, dentre os diversos rumos tomados até a sua constituição, ressalta-se o ensino das raízes Afro para brasileiros, assim como a conseguinte formação de docentes negros/as no país. Assim, considerando-se a importância da temática, e, sabendo-se da importância de apresentações gerais desse contexto, objetiva-se com o presente estudo expor o estado da arte sobre o tema. Trata-se pois, de uma revisão da literatura, com abordagem descritiva e exploratória. A partir do material discursivo analisado, desenvolveu-se uma reflexão sobre o ensino promovido no Brasil, do passado aos dias atuais, considerando-se o seu contexto sócio-histórico, com a criação do tópico de análise intitulado: O DOCENTE NEGRO/A NA HISTÓRIA: relatos teóricos e práticos daqueles outros docentes. De forma ampla, concebe-se que não apenas o(a) docente negro(a) precisa conhecer, de modo aprofundado, o enraizamento cultural dos problemas discutidos ao longo do pressente artigo, mas sim todos os educadores, uma vez que a edificação da educação brasileira ainda permanece em formulação, fazendo-se necessário entender contextos sócio-históricos de acontecimentos que influenciam nossos comportamentos até hoje.