Mesmo com o progresso referente à universalização do ensino escolar no Brasil, a escola não tem gerado o domínio da linguagem culta aos estudantes brasileiros. A leitura e escrita precárias geram dificuldades na aprendizagem dos assuntos específicos de cada campo do conhecimento e se os discentes não conseguem compreender análises simples, fica evidenciado que não conseguirão dominar as análises históricas que costumam ser mais complexas e exigem noções críticas mais amplas para gerar a capacidade escrita. Logo, para alcançar fins da disciplina, os professores de História necessitam se comprometer também com o desenvolvimento da leitura e da escrita de seus alunos. Só com oportunidades efetivas de leitura e de escrita pode-se superar a mera reprodução, a partir da qual o aluno decodifica as letras, mas não compreende e nem discute o que foi lido, respondendo questionários de forma mecânica sem reflexão ou questionamento. Nesse sentido, sabendo-se da pouca familiaridade dos estudantes brasileiros com a leitura e com a escrita efetivas, reforça-se a necessidade de uma intervenção pedagógica mais precisa por professores de todas as áreas do conhecimento, incluindo a História. Dito isto, intenta-se, por meio deste trabalho, relatar experiências de atividades de letramento promotoras da aprendizagem no ensino de História. Para tanto, as contribuições teóricas acerca do letramento, sobretudo no processo de ensino-aprendizagem de História, foram relacionadas às aplicações de três atividades de letramento – “Noticiário da Grande Guerra”; “Diário da Primeira Guerra”; “Cartas da Primeira Guerra Mundial” – nas aulas de História, enfocando as vantagens de seu desenvolvimento nas aulas desse campo do conhecimento e para este. As aplicações das atividades de letramento mostraram um caminho potencial para o professor da referida disciplina assumir seu papel também no ensino de História relacionado ao ensino da leitura, da escrita e da aprendizagem, evidenciando a importância do letramento enquanto estratégia didática no âmbito da aula dessa área do saber para compreensão dos seus conteúdos.