Resumo: O trabalho docente é uma atividade complexa, consciente e sistemática, em cujo centro está a aprendizagem dos alunos sob direção do professor. O processo de ensino-aprendizagem, por sua natureza processual, envolve etapas indispensáveis e interligadas, isto é, envolve planejamento, execução e avaliação, todavia, nem sempre essas etapas ganham relevo. Quando se pensa em aula, costumeiramente, refere-se apenas ao agir do professor em sala. Planejar e avaliar são tidas como ações de menor importância. Nesse contexto, objetivamos, através de pesquisa qualitativa de viés exploratório e documental, discutir o planejamento e a avaliação no ensino de língua portuguesa, enfatizando a importância de realiza-los a fim de revelar a complexidade que envolve a aula enquanto prática educativa interacional e sistemática, tomando como aporte teórico para as discussões estudos sobre planejamento, avaliação, abordagens de ensino-aprendizagem e ensino-aprendizagem de língua portuguesa, dentre os quais podemos destacar Mizukami (1996), Farias (2009), Haydt (2000), Travaglia (2000), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Antunes (2006), Luckesi (2011) e Libâneo (2013).