A docência nos dias atuais, assume a responsabilidade de construir alunos autônomos e críticos. Torna-se um desafio para o professor, estimular o corpo discente em estudar de forma eficiente, ante uma sociedade repleta de recursos tecnológicos que desvirtuam a atenção dos mesmos. Ao perceber, nas falas de alguns professores, os entraves que impedem o uso de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, como alternativas educacionais e ferramentas motivacionais para o aluno. Este trabalho objetiva analisar as prováveis contribuições cognitivas que a formação continuada, com reflexões mediadas sobre o uso de recursos tecnológicos, traz para a prática pedagógica e investigar a formação dos docentes sobre o uso destas tecnologias em sua didática e a integração das TDIC no planejamento da aula, assim como seus reflexos na docência e na escola. A metodologia tem um caráter de abordagem qualitativa, exploratória bibliográfica. A fundamentação teórica foi construída a partir do estudo de estudiosos como Vygotsky, Tardif referenciando com pesquisadores das tecnologias digitais como Prensky, Kensky, Moran, Levy, Bettega, entre outros. Do contexto dessas reflexões emergiu esse estudo que identificou as barreiras, as limitações, as aprendizagens e os desenvolvimentos na dinâmica de sala de aula com o uso das tecnologias.