Artigo Anais III CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

A MONITORIA NO LABORATÓRIO VIRTUAL DE ANATOMIA COMO DISPOSITIVO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE AS PRINCIPAIS MORBIDADES NO SISTEMA CIRCULATÓRIO DE PESSOAS IDOSAS DO DISTRITO DE TAPERUABA, SOBRAL, CEARÁ.

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Publicado em 15 de junho de 2013

Resumo

Pesquisas apontam que a população idosa no ano de 1940 era representada por 4,1% da população brasileira total, alcançando 11% em 2010. Visto que esse quantitativo em 1940 era de 170,7 mil idosos, em 2010 com um expressivo avanço, atinge 2,8 milhões. Desse modo, esse estudo buscou identificar a importância da monitoria no Laboratório Virtual de Anatomia na promoção de ações educativas sobre o sistema cardiovascular e suas principais morbidades para um grupo de pessoas idosas do Distrito de Taperuaba / Ceará. Para efetivação do processo investigativo foi realizada pesquisa de campo, com abordagem nas estratégias quanti-qualitativas, de caráter descritivo e exploratório. Assim sendo, foi elaborado momentos educativos no Laboratório Virtual de Anatomia (LVA) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) para tratar de assuntos referentes à estrutura do Sistema Circulatório (tipos de circulação, estrutura dos vasos e coração), suas principais morbidades e medidas preventivas (importância do exercício físico), de forma dinamizada, reflexiva e inovadora. No momento dos encontros, podemos perceber inicialmente surpresa ao visualizar as peças anatômicas e receio em tocar nos materiais, nunca vistos anteriormente. Nos encontros seguintes predominaram a curiosidade, a inquietação e os questionamentos sobre a localização das estruturas em seu corpo e o funcionamento de cada órgão. Durante a explanação sobre as morbidades, diversas perguntas foram realizadas sobre as principais doenças cardiovasculares suas limitações e o que deveriam fazer para não agravar e melhor viver. Podemos observar o grande interesse dos idosos pelo conhecimento de seu próprio organismo. No decorrer da apresentação das peças anatômicas, contaram episódios ocorridos em suas vidas relacionados à alimentação e hábitos de saúde errôneos. As principais perguntas foram relacionadas à hipertensão, infarto, doença de Chagas e exercícios físicos. A partir dos dados colhidos pelos questionários, descobrimos que 60% dos participantes não compreendiam as estruturas que compõem o sistema circulatório e desconheciam as medidas preventivas para evitar o adoecimento dos órgãos que formam o referido sistema. Após as intervenções, 80% dos participantes responderam corretamente as perguntas e mostraram ter assimilado bem os assuntos abordados, demonstrando um melhor nível de conscientização sobre os hábitos de vida para evitar as doenças crônicas cardiovasculares. No campo da formação é essencial se pensar em novas estratégias educacionais geradoras de mudanças em um contexto social, no sentido de sempre repensar nas práticas de saúde, para que essas estejam contextualizadas e aprimoradas para melhor subsidiar a assistência na saúde da população. Trabalhar como profissional de Educação Física na área da saúde é despertar a curiosidade nos sujeitos envolvidos no processo, pois nessa categoria o aprendizado na maioria das vezes acontece em um ambiente propício e flexível a agregação do saber, pois comumente faz uso das práticas lúdicas que são propulsoras no campo da docência.

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