Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

OFICINAS DE INTRODUÇÃO À ELETRÔNICA PARA ALUNAS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: OFICINAS DE ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO, PLATAFORMA ARDUINO, IEEE WIE UFCG, ALUNAS DO ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GD11 - Praticas educativas em ciências
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      apresentado, principalmente, o universo da engenharia elétrica para as alunas da escola além de\r\n
      mostrá-las que para ingressar nessa área não é necessário pertencer ao sexo masculino, como muitas\r\n
      acreditam. Além disso, a formação acadêmica de alunas da graduação do curso de Engenharia Elétrica\r\n
      que desenvolvem as atividades é enriquecida tanto no que diz respeito a assuntos ligados aos\r\n
      conteúdos vistos durante o curso quanto ao desenvolvimento pessoal, já que elas exercitam a\r\n
      comunicação oral e a organização e apresentação de minicursos. O projeto de extensão intitulado\r\n
      “Oficinas de introdução à eletrônica e informática para alunas do ensino médio de escola pública” está\r\n
      sendo desenvolvido na E.E.E.F. Itan Pereira e são ministradas por alunas da graduação do curso de\r\n
      Engenharia Elétrica da UFCG. Os conteúdos apresentados durante as atividades fazem parte da grade\r\n
      curricular do curso. Essas oficinas são ministradas em duas partes, uma teórica e outra prática. Na\r\n
      primeira, a universitária que conduz a oficina explica assuntos voltados à área de elétrica. Já na parte\r\n
      prática, é levado para as meninas um experimento que deve ser desenvolvido utilizando a plataforma\r\n
      Arduino que permite que as alunas tenham contato com programação. Uma grande vantagem das\r\n
      atividades propostas é que as alunas veem na prática o funcionamento de um circuito e têm a\r\n
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      na oficina com as matérias de física, matemática e química. Como elas têm contato com equipamentos\r\n
      eletrônicos no dia a dia, percebem que para entender o funcionamento de instrumentos como esses,\r\n
      precisam ter domínio das matérias básicas. Com isso, passam a dar mais valor aos seus estudos. Por\r\n
      fim, o projeto de extensão “Oficinas de Introdução à Eletrônica para Alunas do Ensino Médio de\r\n
      Escola Pública” está sendo uma semente na construção de uma sociedade em que o gênero não\r\n
      interfira na escolha profissional. As alunas, além de conhecerem um pouco o que se estuda no curso de\r\n
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Neste trabalho é apresentado um relato das atividades desenvolvidas em um projeto de Extensão da UFCG que visa mudar o olhar que, especialmente, alunas do ensino médio têm a respeito das atividades ligadas às carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Nele é apresentado, principalmente, o universo da engenharia elétrica para as alunas da escola além de mostrá-las que para ingressar nessa área não é necessário pertencer ao sexo masculino, como muitas acreditam. Além disso, a formação acadêmica de alunas da graduação do curso de Engenharia Elétrica que desenvolvem as atividades é enriquecida tanto no que diz respeito a assuntos ligados aos conteúdos vistos durante o curso quanto ao desenvolvimento pessoal, já que elas exercitam a comunicação oral e a organização e apresentação de minicursos. O projeto de extensão intitulado “Oficinas de introdução à eletrônica e informática para alunas do ensino médio de escola pública” está sendo desenvolvido na E.E.E.F. Itan Pereira e são ministradas por alunas da graduação do curso de Engenharia Elétrica da UFCG. Os conteúdos apresentados durante as atividades fazem parte da grade curricular do curso. Essas oficinas são ministradas em duas partes, uma teórica e outra prática. Na primeira, a universitária que conduz a oficina explica assuntos voltados à área de elétrica. Já na parte prática, é levado para as meninas um experimento que deve ser desenvolvido utilizando a plataforma Arduino que permite que as alunas tenham contato com programação. Uma grande vantagem das atividades propostas é que as alunas veem na prática o funcionamento de um circuito e têm a oportunidade de montá-lo. É possível ver várias consequências positivas do projeto, apesar dele ser recente. Uma delas é o interesse das alunas do projeto ao serem feitas conexões dos assuntos passados na oficina com as matérias de física, matemática e química. Como elas têm contato com equipamentos eletrônicos no dia a dia, percebem que para entender o funcionamento de instrumentos como esses, precisam ter domínio das matérias básicas. Com isso, passam a dar mais valor aos seus estudos. Por fim, o projeto de extensão “Oficinas de Introdução à Eletrônica para Alunas do Ensino Médio de Escola Pública” está sendo uma semente na construção de uma sociedade em que o gênero não interfira na escolha profissional. As alunas, além de conhecerem um pouco o que se estuda no curso de engenharia elétrica, veem que as mulheres são capazes tanto quanto os homens de se tornarem excelentes profissionais da área de exatas.

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