O pressuposto básico deste estudo é apresentar-se como possível referência de proposta didático – pedagógica e teórica – metodológica que permeiam o processo de Ensinar e Aprender História, apresentando uma proposta de característica hibrida na prática docente, envolvida pelas diversas tendência e abordagens modernas, tecnológicas e em muitos momentos subjetivas, mas que não são incoerentes metodologicamente, proporcionando ao aluno a experiência deste imerso em uma historicidade, através da qual ele se perceba fazendo parte da história e constitui-se em um sujeito e agente histórico, buscamos suporte nos trabalhos de Regina Soares de Oliveira, Vanusia Lopes de Almeida, Vitória Azevedo Fonseca com a coordenação de Márcio Rogério de Oliveira Cano, na Coleção “A reflexão e prática no ensino”(2012), na obra “Ensinar e aprender História” de Flávio Berutti e Adhemar Marques (2009) e a proposta “Novos temas nas aulas de história” coordenado por Carla Bassanezi Pinky (2010), somada a prática de quatorze anos de ensino na disciplina de História em escolas publicas do Seridó Oriental da Paraíba, concomitante ao trabalho desempenhado no mesmo período de tempo na Assistência Social de cidades na mesma região, proporcionando-se uma possível ampliação do olhar pedagógico – cidadão para com o alunado. Esse estudo vem sendo aplicado nas turmas do sexto ao nono ano da E.M.E.F. Santa Ana Albuquerque, no distrito Cumaru do município de Pedra Lavrada /PB, desde o ano de 2013 quando passei a fazer parte da equipe educacional, projeto este que tem demonstrado resultados positivos /satisfatório e gerador de produções dignas de serem apresentadas em congressos por parte do alunado, a exemplo do próprio COPRECIS que contará com a apresentação de dois pôsteres por parte de um dos nossos alunos (David Naamã Melo de Figueiredo), Produzidos durante as oficinas de História.