Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

NÃO FAÇAM SILÊNCIO: A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE LUTA CONTRA O PRECONCEITO RACIAL

Palavra-chaves: SALA DE AULA, PRECONCEITO RACIAL, AFRODESCENDENTES Comunicação Oral (CO) GD01 - As Minorias Étnicas: novas abordagens e experiências culturais e históricas na educação
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

A História dos povos afrodescendentes no Brasil nos abre um leque de reflexões sobre suas lutas desde o período colonial até os dias atuais. Pensar sobre a trajetória dos afrodescendentes no Brasil é sem dúvida nenhuma mergulharmos em nossa própria história, tendo em vista as contribuições que os mesmos deram na construção de nosso país. No entanto, apesar de todo o legado cultural, social, político e histórico, os povos afros no Brasil foram esquecidos e jogados a própria sorte após a abolição, sem terem nenhum auxílio do governo depois desse processo. À marginalização dos povos afros no Brasil podem ser vislumbrados não só na exclusão social a que desde então foram submetidos, mas em outras formas como o preconceito racial que sofrem cotidianamente. Neste sentido, este artigo tem como um dos principais objetivos pensar sobre o Preconceito Racial e suas consequências ao que se refere aos povos afrodescendentes. Utilizamos a sala de aula como laboratório para realizarmos nossa pesquisa. A série do dos 8º anos do ensino fundamental II, foram nossa meta para adentrarmos no aprofundamento da referente temática. Alguns autores foram de fundamental importância para mergulharmos nesta temática como Kabengele Munanga, João José Reis, Flavio dos Santos, Emília Viotti entre outros. Metodologicamente lançamos mão de alguns caminhos para efetivação da pesquisa como a revisão de conteúdos sobre a temática, debate sobre as noções de preconceito, racismo e discriminação racial e suas implicações tendo como base a lei, análises de músicas envolvendo o tema, produção de poemas e peças teatrais realizados pelos alunos e como desfecho final realizamos a exposição de painéis e debate sobre todo trabalho realizado sobre o tema em sala de aula. Ademais, podemos ainda enfatizar que os frutos dessa pesquisa foram vários, entre eles nos rendeu por três anos consecutivos 2014, 2015 e 2016 o Prêmio Mestres da Educação concedidos aos melhores projetos desenvolvidos em sala de aula pelo Governo do Estado da Paraíba. E mais uma vez, estamos abertos as críticas e sugestões e esperamos que de alguma forma nossa pesquisa contribua com a referida temática.

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