Este trabalho refere-se a uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB), ao analisar a leitura do texto matemático realizada entre professor e alunos em duas turmas do 6º ano do ensino fundamental, observando estratégias interacionais de compreensão textual oral (pergunta/resposta) e do aprendizado do conteúdo matemático. Esta discussão apoia-se na abordagem qualitativa de cunho bibliográfica interpretativa fundada nos pressupostos teóricos: Educação, Leitura e Matemática Este recorte teórico-metodológico apresenta algumas reflexões acerca da leitura na formação social do sujeito, ressaltando o papel fundamental que a escola exerce na formação do aluno leitor, uma vez que a instituição escolar possui a responsabilidade de promover o ensino de leitura garantindo a competência crítica e criativa, já que o acesso ao aprendizado apresenta-se como um dos vários desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade. Neste contexto tem-se o professor como formador de leitores permitindo ao educando uma leitura ampliada do mundo de modo a facilitar sua inserção no meio social.