Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O ENSINO DE HISTÓRIA NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM/2016)

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, ENEM, . OBJETOS DE CONHECIMENTO DE HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) GD08 - História Cultural das Práticas Educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31579
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 575
    "inscrito_id" => 1314
    "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM/2016)"
    "resumo" => "RESUMO: Neste artigo, busca-se analisar como os objetos do conhecimento associados à matriz de referência do novo ENEM estão identificados nas questões pertinentes à História na prova de 2016. Para realizar a investigação, utilizamos como recorte um dos objetos de conhecimento associados, ‘’diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, cujos eixos de orientação da prova e matriz de referência compõem as ciências humanas e suas tecnologias’’. Com isso, pretende-se verificar os itens da orientação do objeto de conhecimento nas questões. Quanto ao procedimento utilizado, optou-se pela análise de conteúdo para avaliar as questões. Foram analisadas 45 (quarenta e cinco) questões pertinentes à área de ciências humanas e suas tecnologias, na prova de 2016. Destas, identificou-se 07 questões de história associadas ao objeto aqui analisado – diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Como referencial teórico para as análises empreendidas, foram utilizados autores como: Castro (2005), Torres (2007), Vianna (2003), com relação ao ensino de História, Bittencourt (2009), Guimarães (2007), Schmidt (2004), Zamboni (2011), bem como os documentos relativos ao ENEM – INEP (2009), Brasil (2000). Em face dos dados analisados, considera-se que o novo ENEM, a partir dos objetos de conhecimento associados a uma matriz de referência, pode servir de alusão para o ensino de História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD08 - História Cultural das Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, ENEM, . OBJETOS DE CONHECIMENTO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA8_ID1314_14092017152713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS CÉSAR ALVES DA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcoschess@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31579
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 575
    "inscrito_id" => 1314
    "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM/2016)"
    "resumo" => "RESUMO: Neste artigo, busca-se analisar como os objetos do conhecimento associados à matriz de referência do novo ENEM estão identificados nas questões pertinentes à História na prova de 2016. Para realizar a investigação, utilizamos como recorte um dos objetos de conhecimento associados, ‘’diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, cujos eixos de orientação da prova e matriz de referência compõem as ciências humanas e suas tecnologias’’. Com isso, pretende-se verificar os itens da orientação do objeto de conhecimento nas questões. Quanto ao procedimento utilizado, optou-se pela análise de conteúdo para avaliar as questões. Foram analisadas 45 (quarenta e cinco) questões pertinentes à área de ciências humanas e suas tecnologias, na prova de 2016. Destas, identificou-se 07 questões de história associadas ao objeto aqui analisado – diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Como referencial teórico para as análises empreendidas, foram utilizados autores como: Castro (2005), Torres (2007), Vianna (2003), com relação ao ensino de História, Bittencourt (2009), Guimarães (2007), Schmidt (2004), Zamboni (2011), bem como os documentos relativos ao ENEM – INEP (2009), Brasil (2000). Em face dos dados analisados, considera-se que o novo ENEM, a partir dos objetos de conhecimento associados a uma matriz de referência, pode servir de alusão para o ensino de História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD08 - História Cultural das Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, ENEM, . OBJETOS DE CONHECIMENTO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA8_ID1314_14092017152713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS CÉSAR ALVES DA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcoschess@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

RESUMO: Neste artigo, busca-se analisar como os objetos do conhecimento associados à matriz de referência do novo ENEM estão identificados nas questões pertinentes à História na prova de 2016. Para realizar a investigação, utilizamos como recorte um dos objetos de conhecimento associados, ‘’diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, cujos eixos de orientação da prova e matriz de referência compõem as ciências humanas e suas tecnologias’’. Com isso, pretende-se verificar os itens da orientação do objeto de conhecimento nas questões. Quanto ao procedimento utilizado, optou-se pela análise de conteúdo para avaliar as questões. Foram analisadas 45 (quarenta e cinco) questões pertinentes à área de ciências humanas e suas tecnologias, na prova de 2016. Destas, identificou-se 07 questões de história associadas ao objeto aqui analisado – diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Como referencial teórico para as análises empreendidas, foram utilizados autores como: Castro (2005), Torres (2007), Vianna (2003), com relação ao ensino de História, Bittencourt (2009), Guimarães (2007), Schmidt (2004), Zamboni (2011), bem como os documentos relativos ao ENEM – INEP (2009), Brasil (2000). Em face dos dados analisados, considera-se que o novo ENEM, a partir dos objetos de conhecimento associados a uma matriz de referência, pode servir de alusão para o ensino de História.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.