O ENSINO DE HISTÓRIA NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM/2016)
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31579 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 575 "inscrito_id" => 1314 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM/2016)" "resumo" => "RESUMO: Neste artigo, busca-se analisar como os objetos do conhecimento associados à matriz de referência do novo ENEM estão identificados nas questões pertinentes à História na prova de 2016. Para realizar a investigação, utilizamos como recorte um dos objetos de conhecimento associados, ‘’diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, cujos eixos de orientação da prova e matriz de referência compõem as ciências humanas e suas tecnologias’’. Com isso, pretende-se verificar os itens da orientação do objeto de conhecimento nas questões. Quanto ao procedimento utilizado, optou-se pela análise de conteúdo para avaliar as questões. Foram analisadas 45 (quarenta e cinco) questões pertinentes à área de ciências humanas e suas tecnologias, na prova de 2016. Destas, identificou-se 07 questões de história associadas ao objeto aqui analisado – diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Como referencial teórico para as análises empreendidas, foram utilizados autores como: Castro (2005), Torres (2007), Vianna (2003), com relação ao ensino de História, Bittencourt (2009), Guimarães (2007), Schmidt (2004), Zamboni (2011), bem como os documentos relativos ao ENEM – INEP (2009), Brasil (2000). Em face dos dados analisados, considera-se que o novo ENEM, a partir dos objetos de conhecimento associados a uma matriz de referência, pode servir de alusão para o ensino de História." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD08 - História Cultural das Práticas Educativas" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, ENEM, . OBJETOS DE CONHECIMENTO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA8_ID1314_14092017152713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS CÉSAR ALVES DA MOTA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcoschess@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31579 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 575 "inscrito_id" => 1314 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NAS QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM/2016)" "resumo" => "RESUMO: Neste artigo, busca-se analisar como os objetos do conhecimento associados à matriz de referência do novo ENEM estão identificados nas questões pertinentes à História na prova de 2016. Para realizar a investigação, utilizamos como recorte um dos objetos de conhecimento associados, ‘’diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, cujos eixos de orientação da prova e matriz de referência compõem as ciências humanas e suas tecnologias’’. Com isso, pretende-se verificar os itens da orientação do objeto de conhecimento nas questões. Quanto ao procedimento utilizado, optou-se pela análise de conteúdo para avaliar as questões. Foram analisadas 45 (quarenta e cinco) questões pertinentes à área de ciências humanas e suas tecnologias, na prova de 2016. Destas, identificou-se 07 questões de história associadas ao objeto aqui analisado – diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Como referencial teórico para as análises empreendidas, foram utilizados autores como: Castro (2005), Torres (2007), Vianna (2003), com relação ao ensino de História, Bittencourt (2009), Guimarães (2007), Schmidt (2004), Zamboni (2011), bem como os documentos relativos ao ENEM – INEP (2009), Brasil (2000). Em face dos dados analisados, considera-se que o novo ENEM, a partir dos objetos de conhecimento associados a uma matriz de referência, pode servir de alusão para o ensino de História." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD08 - História Cultural das Práticas Educativas" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, ENEM, . OBJETOS DE CONHECIMENTO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA8_ID1314_14092017152713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS CÉSAR ALVES DA MOTA" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcoschess@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }