RESUMO: Neste artigo, busca-se analisar como os objetos do conhecimento associados à matriz de referência do novo ENEM estão identificados nas questões pertinentes à História na prova de 2016. Para realizar a investigação, utilizamos como recorte um dos objetos de conhecimento associados, ‘’diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, cujos eixos de orientação da prova e matriz de referência compõem as ciências humanas e suas tecnologias’’. Com isso, pretende-se verificar os itens da orientação do objeto de conhecimento nas questões. Quanto ao procedimento utilizado, optou-se pela análise de conteúdo para avaliar as questões. Foram analisadas 45 (quarenta e cinco) questões pertinentes à área de ciências humanas e suas tecnologias, na prova de 2016. Destas, identificou-se 07 questões de história associadas ao objeto aqui analisado – diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Como referencial teórico para as análises empreendidas, foram utilizados autores como: Castro (2005), Torres (2007), Vianna (2003), com relação ao ensino de História, Bittencourt (2009), Guimarães (2007), Schmidt (2004), Zamboni (2011), bem como os documentos relativos ao ENEM – INEP (2009), Brasil (2000). Em face dos dados analisados, considera-se que o novo ENEM, a partir dos objetos de conhecimento associados a uma matriz de referência, pode servir de alusão para o ensino de História.