A investigação a que nos propomos e que ora apresentamos se vincula a duas áreas epistêmicas, que gozam de correlação estreita e antiga, a Filosofia e a Educação, mais especificamente, a correlação Filosofia e Ensino de Filosofia. A estas orientações, convém mencionar que estamos a todo tempo pensando e problematizando de modo mais efetivo possível o campo e a atuação do docente-filósofo e sua sala de aula, como laboratório de investigação filosófica. Esta pesquisa desenvolveu dois movimentos investigativos: o primeiro, a leitura acurada e crítica da literatura filosófica e o segundo, a propositura de orientações e posturas para serem aplicadas nas aulas de filosofia no Ensino Médio. Atentamos, portanto, para o fato que esta pesquisa possui certo caráter hermenêutico e heurístico, na medida em de uma parte objetivamos tratar as questões contemporâneas do ensino de filosofia no Ensino Médio sob a égide do pensamento foucaultiano e deleuzeano e de outra parte pretendemos indicar propostas para um ensino de filosofia que oportunize aos professores construir um processo de ensino-aprendizagem de filosofia que incentive a capacidade de pensar do estudante, criando e estimulando a atitude filosófica problematizadora e desnaturalizadora da realidade.