Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SAÚDE.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, SAÚDE, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE Pôster (PO) GD18 - Práticas educativas em saúde
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31106
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 178
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SAÚDE."
    "resumo" => "Introdução: No campo da saúde coletiva, admite-se que a temática da educação em saúde tem destacada relevância no cenário das políticas públicas e das práticas de saúde. Críticas elaboradas ao longo dos anos dirigem-se às práticas normativas e não dialógicas de educar, propondo que estas práticas sejam centradas na problematização do cotidiano, na valorização da experiência de indivíduos e grupos sociais e na leitura das diferentes realidades. Metodologia: Trata-se de um ensaio teórico reflexivo que propõe a discussão acerca dos desafios que enfrentam os agentes comunitários de saúde que atuam nas diversas áreas da saúde, inseridos na equipe multiprofissional, auxiliando os demais profissionais da saúde no atendimento e orientação ao usuário. Resultados e discussão: O Agente Comunitário de Saúde aparece como um educador para saúde, pois organiza o acesso, capta necessidades, identifica prioridades e detecta os casos de risco, a sua incorporação como membro da equipe de saúde tem despertado o interesse da comunidade científica. A publicação bibliográfica sobre os profissionais é recente, pouco abordada em dissertações e teses, sendo os objetivos mais frequentes relacionados à sua caracterização e função. Na prática, seu trabalho mantém-se como “ponte” entre os serviços de saúde e comunidade, porém, o que se pretende é que seja um facilitador do diálogo entre o conhecimento de caráter popular e o conhecimento científico. Na realidade, o que se constata é cooptação do primeiro pelo segundo. Conclusão: O agente comunitário de saúde contribui para o processo de educação e construção de um modelo de saúde que é avaliado quando o mesmo desenvolve uma visão mais crítica e ampliada sobre sua realidade social, isso ocorre mais em função de sua vivência e experiência prática do que a partir de um ambiente formal de capacitação, ele desenvolve um trabalho de conscientização diária com os usuários, que na maioria das vezes não podem se deslocar até a unidade de saúde."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD18 - Práticas educativas em saúde"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, SAÚDE, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA18_ID178_13072017204417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO CASSIANO DA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO CASSIANO"
    "autor_email" => "ricardocassianobezerra@ou"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31106
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 178
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SAÚDE."
    "resumo" => "Introdução: No campo da saúde coletiva, admite-se que a temática da educação em saúde tem destacada relevância no cenário das políticas públicas e das práticas de saúde. Críticas elaboradas ao longo dos anos dirigem-se às práticas normativas e não dialógicas de educar, propondo que estas práticas sejam centradas na problematização do cotidiano, na valorização da experiência de indivíduos e grupos sociais e na leitura das diferentes realidades. Metodologia: Trata-se de um ensaio teórico reflexivo que propõe a discussão acerca dos desafios que enfrentam os agentes comunitários de saúde que atuam nas diversas áreas da saúde, inseridos na equipe multiprofissional, auxiliando os demais profissionais da saúde no atendimento e orientação ao usuário. Resultados e discussão: O Agente Comunitário de Saúde aparece como um educador para saúde, pois organiza o acesso, capta necessidades, identifica prioridades e detecta os casos de risco, a sua incorporação como membro da equipe de saúde tem despertado o interesse da comunidade científica. A publicação bibliográfica sobre os profissionais é recente, pouco abordada em dissertações e teses, sendo os objetivos mais frequentes relacionados à sua caracterização e função. Na prática, seu trabalho mantém-se como “ponte” entre os serviços de saúde e comunidade, porém, o que se pretende é que seja um facilitador do diálogo entre o conhecimento de caráter popular e o conhecimento científico. Na realidade, o que se constata é cooptação do primeiro pelo segundo. Conclusão: O agente comunitário de saúde contribui para o processo de educação e construção de um modelo de saúde que é avaliado quando o mesmo desenvolve uma visão mais crítica e ampliada sobre sua realidade social, isso ocorre mais em função de sua vivência e experiência prática do que a partir de um ambiente formal de capacitação, ele desenvolve um trabalho de conscientização diária com os usuários, que na maioria das vezes não podem se deslocar até a unidade de saúde."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD18 - Práticas educativas em saúde"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, SAÚDE, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA18_ID178_13072017204417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO CASSIANO DA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO CASSIANO"
    "autor_email" => "ricardocassianobezerra@ou"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Introdução: No campo da saúde coletiva, admite-se que a temática da educação em saúde tem destacada relevância no cenário das políticas públicas e das práticas de saúde. Críticas elaboradas ao longo dos anos dirigem-se às práticas normativas e não dialógicas de educar, propondo que estas práticas sejam centradas na problematização do cotidiano, na valorização da experiência de indivíduos e grupos sociais e na leitura das diferentes realidades. Metodologia: Trata-se de um ensaio teórico reflexivo que propõe a discussão acerca dos desafios que enfrentam os agentes comunitários de saúde que atuam nas diversas áreas da saúde, inseridos na equipe multiprofissional, auxiliando os demais profissionais da saúde no atendimento e orientação ao usuário. Resultados e discussão: O Agente Comunitário de Saúde aparece como um educador para saúde, pois organiza o acesso, capta necessidades, identifica prioridades e detecta os casos de risco, a sua incorporação como membro da equipe de saúde tem despertado o interesse da comunidade científica. A publicação bibliográfica sobre os profissionais é recente, pouco abordada em dissertações e teses, sendo os objetivos mais frequentes relacionados à sua caracterização e função. Na prática, seu trabalho mantém-se como “ponte” entre os serviços de saúde e comunidade, porém, o que se pretende é que seja um facilitador do diálogo entre o conhecimento de caráter popular e o conhecimento científico. Na realidade, o que se constata é cooptação do primeiro pelo segundo. Conclusão: O agente comunitário de saúde contribui para o processo de educação e construção de um modelo de saúde que é avaliado quando o mesmo desenvolve uma visão mais crítica e ampliada sobre sua realidade social, isso ocorre mais em função de sua vivência e experiência prática do que a partir de um ambiente formal de capacitação, ele desenvolve um trabalho de conscientização diária com os usuários, que na maioria das vezes não podem se deslocar até a unidade de saúde.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.