As práticas educativas são amplamente utilizadas na área educação nutricional, tanto na formação contínua dos profissionais que atuam nesta área, como no âmbito da saúde para a população em geral. A junção destes dois campos de conhecimento humano se dá por meio do desenvolvimento de práticas educativas norteadas por um conjunto de representações que se dá por meio da discussão dos processos de ensino-aprendizagem utilizados nas tendências pedagógicas mais dominantes em nosso meio: a pedagogia tradicional, renovada, por condicionamento e a libertadora. O presente estudo objetivou propor o inicio de uma discussão a respeito das tendências pedagógicas e praticas educativas no âmbito da educação nutricional. O trabalho corresponde de uma revisão de literatura de natureza descritiva feita a partir de artigos publicados em diversos bancos de dados sem restrição de data, os resultados obtidos foram organizados e as conclusões estabelecidas conforme a junção dos dados extraídos de fontes bibliográficas. Concluiu-se portanto que a pedagogia da problematização é mais adequada para a pratica educativa em nutrição e em saúde, pois além de promover a valorização do saber do educando, possibilita ao mesmo o direito ás informações de forma a estabelecer sua participação ativa, assim como a pedagogia renovada também influência a pratica em educação nutricional infantil pelo fato de que nesta tendência o ambiente deve ser dotado de materiais estimulantes que despertam o interesse do aluno, promovendo assim um melhor aprendizado.