O desenvolvimento motor é um processo de alterações no comportamento, referente
a idade, postura e na movimento da criança. É um processo de mudanças que vai
progredindo dos movimentos simples e desorganizados para habilidades motoras
complexas e organizadas, onde cada indivíduo apresenta um tipo específico de
desenvolvimento que podem ser influenciados por uma cadeia de elementos
intrínsecos que passam entre ele e o ambiente. A lateralidade é um aspecto
fundamental no desenvolvimento motor da criança, pois representa a
conscientização dos dois lados do corpo, lado esquerdo e lado direito. A preferência
manual é expressa a partir do uso frequente de uma mão no desenvolvimento de
algumas ações como em situações de manipular objetos, alcançar, desenhar, cortar
entre outros. A presente pesquisa trata-se de um estudo descritivo exploratório, de
caráter transversal. O objetivo deste estudo foi analisar a habilidade manual em
escolares na faixa etária de 7 a 9 anos em função da lateralidade. Participou da
pesquisa 14 crianças de ambos os gêneros, divididos em dois grupos o primeiro
formado por crianças sinistras o GS e o segundo formado por crianças destras o GD.
Foi utilizado o teste de pegar e colocar (Peg Placing Fine Motor Skill), que faz parte
de uma bateria de avaliação de movimentos para crianças (Movement ABC),
consistindo em retirar 16 pinos de um lado e recolocar o maior número possível do
outro lado de um tabuleiro específico em 30 segundos, numa única tentativa. De
acordo com os resultados apresentados podemos observar que o grupo destro (GD)
apresentou uma média e desvio padrão DP melhor que o grupo de sinistros (GS), com
os seguintes valores GD 11,02 pontos e DP de ±1,41, já o GS obteve uma média de
10,51 com DP de ± 3,07, outro ponto que merece destaque foi para as crianças de
menor idade do GD que apresentaram pontuação significativa em relação as mais
velhas dos dois grupos. Concluímos que em algumas variáveis analisadas ambos os
grupos se mostraram equiparados com relação a preferência manual. Porém, o
estudo foi extremamente relevante para entendermos crianças destras e sinistra em
função do desenvolvimento da habilidade manual e a lateralidade. Sugerimos que
outras pesquisas com novas variáveis sejam realizadas para se obter melhores
respostas sobre a habilidade manual em sinistros e destros, e até mesmo sua
influência no desenvolvimento cognitivo.