O projeto agroecológico e sustentável "Mandala" possui formato circular que propõe a produção diversificada de alimentos, sem uso de qualquer insumo agrícola que possa ser tido como risco à natureza, seus manipuladores e consumidores, combatendo assim o uso exagerado de agrotóxicos na região.
A implantação do projeto no IFRN Campus Currais Novos tem como objetivo central a experiência de produção de alimentos de forma inclusiva e estimulante aos pequenos agricultores, que localizados na região do Seridó, inserida no Rio Grande do Norte e ainda no Nordeste, necessitam de soluções para seus fins agrícolas atingidos fortemente pela seca. Isto, contando sempre com a vegetação do Nordeste, a qual vem sendo fortemente assolada e danificada pela falta de água, ou seja, pela seca constante que castiga a região. Com a oferta do sistema, seriam estimulados a motivação das famílias agricultoras, interesses de outras famílias através das bem sucedidas, desenvolvimentos de feiras agroecológicas, aliamento com sistema agropecuário, combate a pragas e doenças, capacitação ao manejo agroecológico, melhoria na dieta da família e até mesmo da região.
Portanto, este projeto tem como finalidade a busca por um sistema agrícola que possa gerar apoio ao pequeno agricultor e suas famílias (gerando ainda renda à estes), diversificação da produção (combatendo as monoculturas), segurança e nutrição alimentar, adequação do plantio à nossa região, manejo e manipulação adequado e sustentável da terra, gerar maior produção e comercialização de produtos totalmente orgânicos e saudáveis. Concluindo assim, que o mesmo trará os mais diferenciados benefícios à população acolhedora e interessada do mesmo.