A utilização cada dia mais constante das novas tecnologias da informação e comunicação cada vez mais influencia e provoca mudanças em muitas atividades da sociedade contemporânea. O mundo aparentemente está menor, pois as novas tecnologias facilitam a comunicação das pessoas como em um todo. O mundo digital não é tão diferente do mundo real, principalmente no tocante a comunicação entre as pessoas. As pessoas se adequam as formas discursivas e de escrita das redes sociais o que faz das conversas presentes nos aplicativos de comunicação: WhatsApp, Messenger, Skype, Hotmail entre outras, ricas fontes de pesquisa da morfologia com relação aos neologismos. Este artigo tem por objetivo propor o uso das tecnologias de comunicação utilizadas pelos discentes, como proposta de atividades didáticas nas aulas de Língua Portuguesa. Como, por exemplo, ensinar aos alunos realizar transcrição conversacional, analise sintática das orações e narrativas dos fatos que eles debatem em grupos do WhatsApp e em outros meios de comunicação digital. Estas atividades são lúdicas, pois os estudantes aprendem com as redes sociais, que a maioria deles usam, gostam e se divertem. Este trabalho fundamenta-se nas contribuições teóricas linguísticas sobre letramento de Kleiman (2014), Kleiman (2010) e Soares (2004) na área da Educação. Com a intervenção didática numa escola da Rede Municipal de Itabaiana, Paraíba. Com o intuito de aplicar as teorias vistas com os discentes. Os resultados apontam flexibilidade na aprendizagem dos alunos com a utilização dos multiletramentos em convergência os recursos de comunicação tecnológicos dos discentes.