O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado, em andamento, na área de Linguagens e Letramento pela UEPB, câmpus III, Guarabira-PB. Diante das dificuldades dos alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA – em produzir textos, como também da insuficiência de propostas didática-pedagógicas para este público no âmbito do ensino da escrita, o objetivo de artigo é apresentar uma proposta de produção textual, a partir do gênero carta aberta para uma turma do ciclo V da EJA. Refletimos à luz das teorias do letramento em Duarte (1998), Mollica e Leal (2009), Rojo (2009) e Santos (2014) para planejarmos uma Sequência Didática, segundo o modelo proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), visando atender ao contexto real dos alunos e as suas necessidades de aprendizagem com relação a escrita. Espera-se como resultados que o aluno compreenda que a escrita tem como principal função a interação entre sujeitos. Além disso, que ele perceba a importância de ser protagonista no processo de construção de seu texto, desde o planejamento inicial da escrita até a divulgação social da sua produção e, consequentemente, amenize as suas dificuldades em produção de textos.