Diversos trabalhos recentes (DIONÍSIO, 2011; ROJO, 2012; RIBEIRO, 2016) têm apontado para o crescente uso de recursos multimodais nos textos escritos, resultado, em parte, das transformações tecnológicas e das forças globalizantes contemporâneas (BAUMAN, 1999). Nesse contexto, o trabalho com gêneros discursivos (BAKHTIN, 2016) em sala de aula precisa levar em conta a multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) inerente aos textos. Faz-se necessário, portanto, um trabalho de formação docente que aguce o olhar para essa questão. Neste trabalho, buscamos diagnosticar em que medida os professores em formação estão sendo preparados para produzir materiais didáticos (MD) que realcem na sala de aula a importância da multimodalidade para a compreensão de textos. Tomamos como corpus seis atividades de compreensão de texto produzidas por alunos de Letras-Inglês de uma Universidade Federal brasileira. Categorizamos os MD produzidos por esses alunos quanto à apresentação ou não dos textos em seu design original, e analisamos também se as perguntas funcionavam como espaço expansivo (NININ, 2013) para reflexões sobre aspectos multimodais dos textos trabalhados. Os resultados obtidos apontam para a ausência de reflexões sobre a multimodalidade nas perguntas de compreensão textual e para um apagamento dos elementos multimodais nos textos da maioria dos MD analisados.