Nos dias atuais, a universidade, gerencia um espaço de generation gap entre professores e alunos. Trata-se de uma realidade, que identifica e anuncia os desafios atuais do manejo didático do Ensino Superior, com as diferentes gerações que ocupam esse cenário. Esse trabalho pretende apresentar oito dicas para facilitar a aprendizagem de alunos universitários. Os professores atentos aos anseios da geração Y estão cada vez mais, utilizando uma variedade de fontes tecnológicas como recurso de apoio pedagógico. Apesar de realizar várias atividades simultaneamente e processarem informações paralelas, os alunos da geração Y, têm como característica um perfil dinâmico e imediatista, gostam de enfrentar desafios, expressam na alta conectividade seus sentimentos, não são reféns do modelo educativo tradicional, e apenas centralizam sua atenção no que classificam como interessante. Nesse contexto, não se torna suficiente empregar a tecnologia durante as aulas, é necessário utilizá-la de forma proveitosa, transformando-a em uma ferramenta assessora ao processo de ensino e aprendizagem. Quais seriam dicas para sala de aula? 1. Evite o discurso “ No meu tempo o aluno....” 2. Torne o aluno protagonista do processo de ensino, faça-o atuar usando seus recursos tecnológicos prediletos, inverta os papéis, crie um espaço de trocas. Descentralize! 3. Conecte o aluno com o universo da sala de aula. O storytelling é uma boa opção! 4. Não espere a prova do final do semestre, crie desafios que permitam conquistas ao longo do período. 5. Dialogue, estejam juntos e se divirtam! Use a gameficação! 6. Utilize os espaços de comunicação da geração y, como Facebook, blogs, grupos no watts, e transforme-os em espaços de produção de conhecimentos. 7. O acesso de informações de várias fontes torna a aprendizagem mais dinâmica. Surpreenda-os! 8. Atualize o status de sua sala de aula. Crie multitarefas para essa GERA - AÇÃO! Torna-se necessário conhecer as características da geração Y, para que se possa adequar à prática pedagógica com a formação de identidades profissionais. O jovem Y transita constantemente com o mundo digital, desta forma, sugere-se que o professor inaugure a sala de aula como um espaço de imersão e integração, utilizando elementos visuais e multimídia. Como também, promova experiências práticas que ultrapassem o espaço universitário, que originem um aprendizado conectado a contextos da realidade.