A GERAÇÃO Y E AS POSSIBILIDADES ATUAIS DO DOENTE: OITO DICAS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30251 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 158 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "A GERAÇÃO Y E AS POSSIBILIDADES ATUAIS DO DOENTE: OITO DICAS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM" "resumo" => "Nos dias atuais, a universidade, gerencia um espaço de generation gap entre professores e alunos. Trata-se de uma realidade, que identifica e anuncia os desafios atuais do manejo didático do Ensino Superior, com as diferentes gerações que ocupam esse cenário. Esse trabalho pretende apresentar oito dicas para facilitar a aprendizagem de alunos universitários. Os professores atentos aos anseios da geração Y estão cada vez mais, utilizando uma variedade de fontes tecnológicas como recurso de apoio pedagógico. Apesar de realizar várias atividades simultaneamente e processarem informações paralelas, os alunos da geração Y, têm como característica um perfil dinâmico e imediatista, gostam de enfrentar desafios, expressam na alta conectividade seus sentimentos, não são reféns do modelo educativo tradicional, e apenas centralizam sua atenção no que classificam como interessante. Nesse contexto, não se torna suficiente empregar a tecnologia durante as aulas, é necessário utilizá-la de forma proveitosa, transformando-a em uma ferramenta assessora ao processo de ensino e aprendizagem. Quais seriam dicas para sala de aula? 1. Evite o discurso “ No meu tempo o aluno....” 2. Torne o aluno protagonista do processo de ensino, faça-o atuar usando seus recursos tecnológicos prediletos, inverta os papéis, crie um espaço de trocas. Descentralize! 3. Conecte o aluno com o universo da sala de aula. O storytelling é uma boa opção! 4. Não espere a prova do final do semestre, crie desafios que permitam conquistas ao longo do período. 5. Dialogue, estejam juntos e se divirtam! Use a gameficação! 6. Utilize os espaços de comunicação da geração y, como Facebook, blogs, grupos no watts, e transforme-os em espaços de produção de conhecimentos. 7. O acesso de informações de várias fontes torna a aprendizagem mais dinâmica. Surpreenda-os! 8. Atualize o status de sua sala de aula. Crie multitarefas para essa GERA - AÇÃO! Torna-se necessário conhecer as características da geração Y, para que se possa adequar à prática pedagógica com a formação de identidades profissionais. O jovem Y transita constantemente com o mundo digital, desta forma, sugere-se que o professor inaugure a sala de aula como um espaço de imersão e integração, utilizando elementos visuais e multimídia. Como também, promova experiências práticas que ultrapassem o espaço universitário, que originem um aprendizado conectado a contextos da realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06 - TEORIAS, PRÁTICAS E PROPOSTAS DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "GERAÇÃO Y, PROFESSOR, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA7_ID104_10072017234128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULLIANY VALÉRIO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JULLIANY UNIFAVIP" "autor_email" => "jsantos41@unifavip.edu.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30251 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 158 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "A GERAÇÃO Y E AS POSSIBILIDADES ATUAIS DO DOENTE: OITO DICAS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM" "resumo" => "Nos dias atuais, a universidade, gerencia um espaço de generation gap entre professores e alunos. Trata-se de uma realidade, que identifica e anuncia os desafios atuais do manejo didático do Ensino Superior, com as diferentes gerações que ocupam esse cenário. Esse trabalho pretende apresentar oito dicas para facilitar a aprendizagem de alunos universitários. Os professores atentos aos anseios da geração Y estão cada vez mais, utilizando uma variedade de fontes tecnológicas como recurso de apoio pedagógico. Apesar de realizar várias atividades simultaneamente e processarem informações paralelas, os alunos da geração Y, têm como característica um perfil dinâmico e imediatista, gostam de enfrentar desafios, expressam na alta conectividade seus sentimentos, não são reféns do modelo educativo tradicional, e apenas centralizam sua atenção no que classificam como interessante. Nesse contexto, não se torna suficiente empregar a tecnologia durante as aulas, é necessário utilizá-la de forma proveitosa, transformando-a em uma ferramenta assessora ao processo de ensino e aprendizagem. Quais seriam dicas para sala de aula? 1. Evite o discurso “ No meu tempo o aluno....” 2. Torne o aluno protagonista do processo de ensino, faça-o atuar usando seus recursos tecnológicos prediletos, inverta os papéis, crie um espaço de trocas. Descentralize! 3. Conecte o aluno com o universo da sala de aula. O storytelling é uma boa opção! 4. Não espere a prova do final do semestre, crie desafios que permitam conquistas ao longo do período. 5. Dialogue, estejam juntos e se divirtam! Use a gameficação! 6. Utilize os espaços de comunicação da geração y, como Facebook, blogs, grupos no watts, e transforme-os em espaços de produção de conhecimentos. 7. O acesso de informações de várias fontes torna a aprendizagem mais dinâmica. Surpreenda-os! 8. Atualize o status de sua sala de aula. Crie multitarefas para essa GERA - AÇÃO! Torna-se necessário conhecer as características da geração Y, para que se possa adequar à prática pedagógica com a formação de identidades profissionais. O jovem Y transita constantemente com o mundo digital, desta forma, sugere-se que o professor inaugure a sala de aula como um espaço de imersão e integração, utilizando elementos visuais e multimídia. Como também, promova experiências práticas que ultrapassem o espaço universitário, que originem um aprendizado conectado a contextos da realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06 - TEORIAS, PRÁTICAS E PROPOSTAS DE ORIENTAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "GERAÇÃO Y, PROFESSOR, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA7_ID104_10072017234128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULLIANY VALÉRIO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JULLIANY UNIFAVIP" "autor_email" => "jsantos41@unifavip.edu.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }