Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de aplicação em análise do gênero crônica literária na perspectiva dialógica da linguagem, tomando-o como objeto de ensino-aprendizagem do 9º ano do ensino fundamental, numa escola pública do município de Guarabira - PB. Para tanto, torna-se necessário um percurso analítico das concepções de gênero sociossemiótica, sociorretórica, sociodiscursiva, ancorando-se nesta última. Depreender os estudos teóricos do gênero possibilita maiores contribuições com as práticas de ensino nas aulas de língua materna. Tomou-se como referencial teórico os estudos de Hasan, que utiliza o funcionalismo de Halliday, Swales que se debruça sobre a retórica de Perelman & Olbrechts-Tyteca ( 1958) e Bakhtin, que faz uma teoria crítica do discurso – com base nos trabalhos de Motta Roth e Herberle (2005): Hemais e Biasi-Rogrigues (2005); Rodrigues ( 2005). A sequência didática elaborada segue as orientações de Dolz e Schneuwly. Tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de cunho descritivo/ interpretativista. Os resultados apontam flutuações terminológicas, porém estudos produtivos para descobertas ou investigação na área de linguagem.