A formação docente para a atuação na Educação de Jovens e Adultos é a temática de estudo apresentada neste artigo. A EJA, modalidade de ensino da Educação Básica que funciona nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, visa oferecer a oportunidade de estudo aos sujeitos que por diferentes motivos, não tiveram acesso ou continuidade do processo de escolarização na idade própria. Objetiva, ainda, prepará-los para o mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania. Diante da especificidade e demanda formativa do público atendido pela EJA, torna-se essencial conhecer as bases da formação acadêmica oferecida a esses profissionais e questionar se esta fornece, de fato, uma formação adequada para os profissionais que atuam nessa modalidade de ensino. Para compreender esse processo de formação disposto aos professores durante o período de sua qualificação profissional, foi realizado um estudo do referencial teórico sobre a temática e a observação da prática docente na EJA do município de Queimadas/Paraíba. As análises realizadas identificaram a fragilidade da formação inicial para a atuação na EJA, a necessidade de inserção em formação continuada, bem como a dificuldade em estabelecer estratégias didático-pedagógicas que atendam as especificidades dos educandos.