Resumo: O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem como uma de suas ações a formação continuada de professores do Ciclo de Alfabetização. Estando em seu terceiro ano de implementação nas redes de ensino municipais e estaduais carece de estudos sobre seus resultados. Este trabalho é um recorte de um estudo monográfico que tem como objetivo analisar as contribuições da formação do PNAIC para a prática de alfabetização na perspectiva do letramento. A pesquisa envolve duas professoras que lecionam na primeira etapa do ensino fundamental na Escola Municipal Raimundo Nonato da Silva, localizada no município de Patu/RN. A partir dos aportes teóricos são discutidos os conceitos de formação continuada, alfabetização e letramento. A metodologia abordada segue os pressupostos da pesquisa qualitativa com base nas orientações de Minayo (1995). Para construção dos dados utilizou-se de entrevista semiestruturada e observação direta que foram organizados em duas categorias: atividades do programa aprendidas para alfabetizar e letrar; e a relação teoria e prática entre os conteúdos da formação e a ação alfabetizadora. Os resultados revelam que as professoras tentam desenvolver as atividades orientadas na formação do PNAIC para alfabetizar e letrar, porém existe entraves quanto a ausência de acompanhamento pedagógico e incentivos para efetivação das atividades na sala de aula.