A ausência de aulas de leitura e de interação professor-aluno na rotina escolar favorecem resultados insatisfatórios no que se refere a uma aprendizagem significativa nas aulas de língua portuguesa. Partindo desse quadro, constitui objetivo deste trabalho desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica com foco na leitura do texto literário, no contexto da aprendizagem cooperativa, com uma turma de 38 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual de Fortaleza – CE. Partimos do pressuposto de que o texto literário é um objeto plurissignificativo da linguagem e, por essa singularidade, constitui uma das principais fontes para a formação do leitor proficiente. Esta proposta, situada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (Profletras/UECE), embora ainda em fase inicial, já nos permite identificar que as atividades aplicadas são bem recepcionadas pelos alunos. Eles se engajam nas práticas propostas, que promovem a interação do jovem leitor com o texto literário, possibilitando a construção de sentidos do texto através de práticas de leitura planejadas a partir das estratégias de aprendizagem cooperativa.