Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

"COMO UMA CAIXA DE SUPRESAS": OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

Palavra-chaves: DINÂMICA DE GRUPO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) EIXO 08 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E DISCURSOS SOBRE SUJEITOS NA E DA EDUCAÇÃO
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30237
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 163
    "inscrito_id" => 444
    "titulo" => ""COMO UMA CAIXA DE SUPRESAS": OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "resumo" => "O presente trabalho destaca um relato de experiência proporcionado através do Projeto Geração Movimento. O Projeto Geração Movimento contempla em seus objetivos de atuação a prevenção da violência nas Escolas de Rede de Ensino de Caruaru-PE. Para refletir com os alunos sobre os desafios e possibilidades do processo de aprendizagem que acontecem no espaço escolar, foi desenvolvida a dinâmica de grupo “A caixa surpresa”, com alunos do 4° ano do ensino fundamental. Na atividade desenvolvida, a facilitadora solicitou que aos alunos ficassem em pé e formassem um circulo. Em seguida, a caixa surpresa foi apresentada aos alunos participantes. Na execução foi explicado, que dentro da caixa estava uma proposta que deveria ser realizada por alguém. Ao som de músicas a caixa foi passada entre os alunos e após receber o comando do facilitador, o repasse da caixa seria encerrado quando a música fosse interrompida. Nesse momento, o aluno que estivesse com a caixa surpresa, poderá fazer a sua abertura e desenvolver a proposta de atividade que estava contida na embalagem ou optar em repassá-la.  A realização dessa dinâmica facilitou a roda de conversas com os alunos sobre a dimensão da aprendizagem significativa na escola. A partir da atividade desenvolvida, sugere-se que a dinâmica de grupo, seja identificada no espaço docente, como uma ferramenta facilitadora do diálogo e promotora de sentidos e significados no cotidiano da aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 08 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E DISCURSOS SOBRE SUJEITOS NA E DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "DINÂMICA DE GRUPO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA9_ID444_10072017235653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA THAYANE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA SANTOS"
    "autor_email" => "raissasantos_2013@hotmail"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30237
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 163
    "inscrito_id" => 444
    "titulo" => ""COMO UMA CAIXA DE SUPRESAS": OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "resumo" => "O presente trabalho destaca um relato de experiência proporcionado através do Projeto Geração Movimento. O Projeto Geração Movimento contempla em seus objetivos de atuação a prevenção da violência nas Escolas de Rede de Ensino de Caruaru-PE. Para refletir com os alunos sobre os desafios e possibilidades do processo de aprendizagem que acontecem no espaço escolar, foi desenvolvida a dinâmica de grupo “A caixa surpresa”, com alunos do 4° ano do ensino fundamental. Na atividade desenvolvida, a facilitadora solicitou que aos alunos ficassem em pé e formassem um circulo. Em seguida, a caixa surpresa foi apresentada aos alunos participantes. Na execução foi explicado, que dentro da caixa estava uma proposta que deveria ser realizada por alguém. Ao som de músicas a caixa foi passada entre os alunos e após receber o comando do facilitador, o repasse da caixa seria encerrado quando a música fosse interrompida. Nesse momento, o aluno que estivesse com a caixa surpresa, poderá fazer a sua abertura e desenvolver a proposta de atividade que estava contida na embalagem ou optar em repassá-la.  A realização dessa dinâmica facilitou a roda de conversas com os alunos sobre a dimensão da aprendizagem significativa na escola. A partir da atividade desenvolvida, sugere-se que a dinâmica de grupo, seja identificada no espaço docente, como uma ferramenta facilitadora do diálogo e promotora de sentidos e significados no cotidiano da aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EIXO 08 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E DISCURSOS SOBRE SUJEITOS NA E DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "DINÂMICA DE GRUPO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA9_ID444_10072017235653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA THAYANE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA SANTOS"
    "autor_email" => "raissasantos_2013@hotmail"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

O presente trabalho destaca um relato de experiência proporcionado através do Projeto Geração Movimento. O Projeto Geração Movimento contempla em seus objetivos de atuação a prevenção da violência nas Escolas de Rede de Ensino de Caruaru-PE. Para refletir com os alunos sobre os desafios e possibilidades do processo de aprendizagem que acontecem no espaço escolar, foi desenvolvida a dinâmica de grupo “A caixa surpresa”, com alunos do 4° ano do ensino fundamental. Na atividade desenvolvida, a facilitadora solicitou que aos alunos ficassem em pé e formassem um circulo. Em seguida, a caixa surpresa foi apresentada aos alunos participantes. Na execução foi explicado, que dentro da caixa estava uma proposta que deveria ser realizada por alguém. Ao som de músicas a caixa foi passada entre os alunos e após receber o comando do facilitador, o repasse da caixa seria encerrado quando a música fosse interrompida. Nesse momento, o aluno que estivesse com a caixa surpresa, poderá fazer a sua abertura e desenvolver a proposta de atividade que estava contida na embalagem ou optar em repassá-la. A realização dessa dinâmica facilitou a roda de conversas com os alunos sobre a dimensão da aprendizagem significativa na escola. A partir da atividade desenvolvida, sugere-se que a dinâmica de grupo, seja identificada no espaço docente, como uma ferramenta facilitadora do diálogo e promotora de sentidos e significados no cotidiano da aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.