Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

VIVÊNCIA DO ACADÊMICO DE MEDICINA EM AÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EXTENSÃO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ANATOMIA Pôster (PO) AT-01: Medicina
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 29720
    "edicao_id" => 60
    "trabalho_id" => 768
    "inscrito_id" => 2183
    "titulo" => "VIVÊNCIA DO ACADÊMICO DE MEDICINA EM AÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A Extensão se mostra como instrumento articulador e indissociável compondo o tripé: Pesquisa-Ensino-Extensão, propiciando um intercâmbio de conhecimento entre o saber teórico e o popular, trazendo a sociedade para o centro dessa relação dialógica, por ser portadora de conhecimento, deixa de lado seu papel passivo e se torna ativa nesse processo. O Presente trabalho tem por objetivo relatar a vivência de acadêmicos do curso de medicina em ação da extensão universitária “Descobrindo a Anatomia: Uma Realidade Prática de Educação Popular” da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB). A ação ocorreu em uma praça pública do município de Cabedelo-PB, onde a faculdade está inserida, em 12 de novembro de 2016, contou com orientações gerais sobre a saúde, com foco no homem, por ocorrer em função do Novembro Azul, abordando temas como Câncer de próstata, Câncer de Pênis, Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, estimulando sempre a prevenção primária de tais patologias. Contou com um circuito com as seguintes etapas: identificação, aferição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e conversa interativa para abordagem teórico-prática sobre saúde do homem. A população mostrou-se carente de informações sobre o assunto, mas demonstrou-se satisfeita e com aquisição de um amplo conhecimento ao término da ação. Essa experiência trouxe a oportunidade de conhecer e entender melhor a realidade e o contexto na qual a comunidade está inserida, de modo que os acadêmicos pudessem transmitir parte de seus conhecimentos para benefício da população, assim como absorver seus anseios e experiências, para que esta seja utilizada em função de melhorias para todos. A forma participativa da população na abordagem teórica sobre os temas demonstrou ser eficaz para a absorção do conhecimento. Ressalta-se a importância do papel da extensão universitária, com enfoque na educação em saúde, na grade curricular dos acadêmicos de medicina. Além de ser imprescindível trabalhar a humanização no futuro profissional médico para que se construa um vínculo com a população, tendo o Projeto de Extensão grande influência neste aspecto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-01: Medicina"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ANATOMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD4_SA1_ID2183_15052017221509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR OLIVEIRA MENESES"
    "autor_nome_curto" => "IGOR MENESES"
    "autor_email" => "igoromeneses@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg"
    "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 29720
    "edicao_id" => 60
    "trabalho_id" => 768
    "inscrito_id" => 2183
    "titulo" => "VIVÊNCIA DO ACADÊMICO DE MEDICINA EM AÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A Extensão se mostra como instrumento articulador e indissociável compondo o tripé: Pesquisa-Ensino-Extensão, propiciando um intercâmbio de conhecimento entre o saber teórico e o popular, trazendo a sociedade para o centro dessa relação dialógica, por ser portadora de conhecimento, deixa de lado seu papel passivo e se torna ativa nesse processo. O Presente trabalho tem por objetivo relatar a vivência de acadêmicos do curso de medicina em ação da extensão universitária “Descobrindo a Anatomia: Uma Realidade Prática de Educação Popular” da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB). A ação ocorreu em uma praça pública do município de Cabedelo-PB, onde a faculdade está inserida, em 12 de novembro de 2016, contou com orientações gerais sobre a saúde, com foco no homem, por ocorrer em função do Novembro Azul, abordando temas como Câncer de próstata, Câncer de Pênis, Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, estimulando sempre a prevenção primária de tais patologias. Contou com um circuito com as seguintes etapas: identificação, aferição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e conversa interativa para abordagem teórico-prática sobre saúde do homem. A população mostrou-se carente de informações sobre o assunto, mas demonstrou-se satisfeita e com aquisição de um amplo conhecimento ao término da ação. Essa experiência trouxe a oportunidade de conhecer e entender melhor a realidade e o contexto na qual a comunidade está inserida, de modo que os acadêmicos pudessem transmitir parte de seus conhecimentos para benefício da população, assim como absorver seus anseios e experiências, para que esta seja utilizada em função de melhorias para todos. A forma participativa da população na abordagem teórica sobre os temas demonstrou ser eficaz para a absorção do conhecimento. Ressalta-se a importância do papel da extensão universitária, com enfoque na educação em saúde, na grade curricular dos acadêmicos de medicina. Além de ser imprescindível trabalhar a humanização no futuro profissional médico para que se construa um vínculo com a população, tendo o Projeto de Extensão grande influência neste aspecto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-01: Medicina"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ANATOMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD4_SA1_ID2183_15052017221509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR OLIVEIRA MENESES"
    "autor_nome_curto" => "IGOR MENESES"
    "autor_email" => "igoromeneses@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg"
    "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

A Extensão se mostra como instrumento articulador e indissociável compondo o tripé: Pesquisa-Ensino-Extensão, propiciando um intercâmbio de conhecimento entre o saber teórico e o popular, trazendo a sociedade para o centro dessa relação dialógica, por ser portadora de conhecimento, deixa de lado seu papel passivo e se torna ativa nesse processo. O Presente trabalho tem por objetivo relatar a vivência de acadêmicos do curso de medicina em ação da extensão universitária “Descobrindo a Anatomia: Uma Realidade Prática de Educação Popular” da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB). A ação ocorreu em uma praça pública do município de Cabedelo-PB, onde a faculdade está inserida, em 12 de novembro de 2016, contou com orientações gerais sobre a saúde, com foco no homem, por ocorrer em função do Novembro Azul, abordando temas como Câncer de próstata, Câncer de Pênis, Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, estimulando sempre a prevenção primária de tais patologias. Contou com um circuito com as seguintes etapas: identificação, aferição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e conversa interativa para abordagem teórico-prática sobre saúde do homem. A população mostrou-se carente de informações sobre o assunto, mas demonstrou-se satisfeita e com aquisição de um amplo conhecimento ao término da ação. Essa experiência trouxe a oportunidade de conhecer e entender melhor a realidade e o contexto na qual a comunidade está inserida, de modo que os acadêmicos pudessem transmitir parte de seus conhecimentos para benefício da população, assim como absorver seus anseios e experiências, para que esta seja utilizada em função de melhorias para todos. A forma participativa da população na abordagem teórica sobre os temas demonstrou ser eficaz para a absorção do conhecimento. Ressalta-se a importância do papel da extensão universitária, com enfoque na educação em saúde, na grade curricular dos acadêmicos de medicina. Além de ser imprescindível trabalhar a humanização no futuro profissional médico para que se construa um vínculo com a população, tendo o Projeto de Extensão grande influência neste aspecto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.