PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO E ASSISTÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DO PET-SAÚDE GRADUASUS
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29487 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 341 "inscrito_id" => 1675 "titulo" => "PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO E ASSISTÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DO PET-SAÚDE GRADUASUS" "resumo" => "Introdução: O curso de enfermagem da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina possui vários projetos de ensino, pesquisa e extensão, dentre eles está o PET-Saúde GraduaSUS (Programa de Educação pelo Trabalhador para a Saúde), o qual integra ensino-serviço-comunidade. É realizado por docentes e discentes dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia e nutrição, além da preceptoria dos profissionais da assistência na Atenção Básica e da gestão. O PET-Saúde GraduaSUS apresenta como proposta mudanças nas estruturas curriculares dos cursos de saúde, conectando teoria à prática e englobando ensino-serviço-comunidade. Objetivo: Relatar as contribuições do PET-Saúde GraduaSUS na vivência acadêmica, a forma na qual o aluno é inserido na gestão e a importância das práticas na assistência. Metodologia: Foi realizado um relato de experiência e estudo de revisão integrativa, sendo utilizado a base de dados Scielo, Portaria Interministerial nº 421 do Ministério da Saúde e documentos institucionais como o Edital PET-Saúde GraduaSUS, o Modelo de projeto PET-Saúde/GraduaSUS e o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem (PPC) . As palavras-chave utilizadas para pesquisa dos artigos foram: integração, ensino, formação e profissional. Nas buscas foram obtidos 253 resultados, sendo utilizados apenas 2 artigos. Resultado e discussão: O projeto é desenvolvido através de visitas feitas à Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) localizadas na cidade de Petrolina-PE, feitas pelos acadêmicos sob orientação dos devidos preceptores. No âmbito da gestão, são as visitas realizadas à SMS, com ênfase na apresentação, conhecimento e acompanhamento de programas e projetos que ocorrem no município, funcionamento e estrutura física tanto da secretaria como das unidades de saúde. Já nas visitas feitas às UBSs ocorre a observação e realização de procedimentos como consultas de pré-natal, puericultura, exames citopatológicos e consultas de enfermagem em geral. A inserção precoce do acadêmico na gestão/assistência através do PET-Saúde GraduaSUS, dá oportunidade para que o mesmo aja como elemento proativo de forma a enfrentar as dificuldades reais da saúde. Considerações finais: As visitas realizadas através do PET-Saúde GraduaSUS são de fundamental importância para os acadêmicos de enfermagem, pois contribui positivamente para obter experiência profissional e uma visão amplificada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-04: Enfermagem" "palavra_chave" => "INTEGRAÇÃO, ENSINO: FORMAÇÃO, PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD4_SA4_ID1675_02052017192420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEILIANE MARIA ALENCAR" "autor_nome_curto" => "NEILIANE ALENCA" "autor_email" => "neilianealencar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29487 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 341 "inscrito_id" => 1675 "titulo" => "PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO E ASSISTÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DO PET-SAÚDE GRADUASUS" "resumo" => "Introdução: O curso de enfermagem da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina possui vários projetos de ensino, pesquisa e extensão, dentre eles está o PET-Saúde GraduaSUS (Programa de Educação pelo Trabalhador para a Saúde), o qual integra ensino-serviço-comunidade. É realizado por docentes e discentes dos cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia e nutrição, além da preceptoria dos profissionais da assistência na Atenção Básica e da gestão. O PET-Saúde GraduaSUS apresenta como proposta mudanças nas estruturas curriculares dos cursos de saúde, conectando teoria à prática e englobando ensino-serviço-comunidade. Objetivo: Relatar as contribuições do PET-Saúde GraduaSUS na vivência acadêmica, a forma na qual o aluno é inserido na gestão e a importância das práticas na assistência. Metodologia: Foi realizado um relato de experiência e estudo de revisão integrativa, sendo utilizado a base de dados Scielo, Portaria Interministerial nº 421 do Ministério da Saúde e documentos institucionais como o Edital PET-Saúde GraduaSUS, o Modelo de projeto PET-Saúde/GraduaSUS e o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem (PPC) . As palavras-chave utilizadas para pesquisa dos artigos foram: integração, ensino, formação e profissional. Nas buscas foram obtidos 253 resultados, sendo utilizados apenas 2 artigos. Resultado e discussão: O projeto é desenvolvido através de visitas feitas à Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) localizadas na cidade de Petrolina-PE, feitas pelos acadêmicos sob orientação dos devidos preceptores. No âmbito da gestão, são as visitas realizadas à SMS, com ênfase na apresentação, conhecimento e acompanhamento de programas e projetos que ocorrem no município, funcionamento e estrutura física tanto da secretaria como das unidades de saúde. Já nas visitas feitas às UBSs ocorre a observação e realização de procedimentos como consultas de pré-natal, puericultura, exames citopatológicos e consultas de enfermagem em geral. A inserção precoce do acadêmico na gestão/assistência através do PET-Saúde GraduaSUS, dá oportunidade para que o mesmo aja como elemento proativo de forma a enfrentar as dificuldades reais da saúde. Considerações finais: As visitas realizadas através do PET-Saúde GraduaSUS são de fundamental importância para os acadêmicos de enfermagem, pois contribui positivamente para obter experiência profissional e uma visão amplificada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-04: Enfermagem" "palavra_chave" => "INTEGRAÇÃO, ENSINO: FORMAÇÃO, PROFISSIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD4_SA4_ID1675_02052017192420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEILIANE MARIA ALENCAR" "autor_nome_curto" => "NEILIANE ALENCA" "autor_email" => "neilianealencar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }