Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA PREVENÇÃO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Palavra-chaves: HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, DOENÇAS CRÔNICAS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE Comunicação Oral (CO) AT-04: Enfermagem
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Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um grave problema de saúde pública, sendo considerado um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares e é responsável por altas taxas de morbimortalidade (TOLEDO et al., 2007). Diante desses dados é necessário à implementação da educação em saúde que potencializa as ações de prevenção de doenças e promoção à saúde, fundamentada em práticas reflexivas, possibilitando ao usuário ser sujeito histórico, social e político articulado ao seu contexto de vida (BRASIL, 2006). Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de Enfermagem nas suas atividades de projeto de Extensão na Universidade Estadual da Paraíba, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Metodologia: Relato de experiência, documental e descritivo, sobre as ações educativas desenvolvidas pelos acadêmicos de Enfermagem que fazem parte do projeto de extensão Educação em Saúde, Doenças Crônicas, que possui o público alvo os servidores da Universidade Estadual da Paraíba que trabalham no prédio da administração central. Participaram das ações, 45 servidores públicos de ambos os sexos. A coleta de dados para a educação em saúde foi realizada através de questionário semiestruturado seguido de orientações sobre HAS, aferição de pressão arterial e diversas ações educativas acerca da hipertensão arterial, no período de setembro de 2015 a dezembro de 2016 encontra-se ainda em desenvolvimento. Discussão e Resultados: Foi evidenciado no decorrer das intervenções que os servidores possuíam diversas dúvidas sobre a HAS, e que os mesmos desconheciam os fatores de riscos decorrentes e os métodos preventivos da doença. As ações do projeto de extensão permitiu principalmente esclarecer as duvidas e anseios dos servidores com relação à HAS. Conclusão: A partir das atividades realizadas semanalmente foi possível verificar que os servidores públicos suscetíveis à hipertensão tornaram-se participativos no acompanhamento das ações realizadas, além de aderirem a uma mudança idealizada no estilo de vida em busca da prevenção e promoção da saúde.

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