O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS IDEIAS DE PIAGET NA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29452 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 979 "titulo" => "O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS IDEIAS DE PIAGET NA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma discussão que aborda o processo de desenvolvimento das ideias de Piaget na análise do discurso central direcionado ao ensino na psicologia da aprendizagem, no intuito de mostrar e compreender os principais conceitos da teoria Piagetiana como forma de apresentar as fases direcionadas a cada período no processo evolutivo da espécie humana, obtendo como resultado a relação sujeito-objeto que o indivíduo forma em pensamento lógico. Entendido o papel social da instituição da escola e dos atores que a compõem, é o momento de refletir sobre os estágios do desenvolvimento humano em suas práticas ao utilizar-se do procedimento metodológico das respectivas quatro fases: Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas e Operações formais. Com o objetivo de identificar as contribuições da teoria Piagetiana para o ensino e a aprendizagem. E verificar como o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir do levantamento e seleção das obras pertinentes à pesquisa. Os resultados preliminares indicam que a contribuição da teoria Piagetiana, são os estágios do desenvolvimento cognitivo e os processos de desenvolvimento sintético mútuo e progressivo. Conclui-se, portanto, que o trabalho viabiliza a conscientização de um princípio, que produz resultados positivos, no conhecimento das etapas de desenvolvimento e dos esquemas mentais envolvidos que permitem um melhor planejamento do ensino assegurando através dos procedimentos metodológicos uma melhor aprendizagem na vida cotidiana dos alunos em termos gerais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-13: Psicologia" "palavra_chave" => "PIAGET, PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, PROCESSO EVOLUTIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD4_SA13_ID979_03042017094838.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA MACHADO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "KATIA MEDEIROS" "autor_email" => "katiamedeiros.ufcg@gmail." "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29452 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 979 "titulo" => "O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS IDEIAS DE PIAGET NA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma discussão que aborda o processo de desenvolvimento das ideias de Piaget na análise do discurso central direcionado ao ensino na psicologia da aprendizagem, no intuito de mostrar e compreender os principais conceitos da teoria Piagetiana como forma de apresentar as fases direcionadas a cada período no processo evolutivo da espécie humana, obtendo como resultado a relação sujeito-objeto que o indivíduo forma em pensamento lógico. Entendido o papel social da instituição da escola e dos atores que a compõem, é o momento de refletir sobre os estágios do desenvolvimento humano em suas práticas ao utilizar-se do procedimento metodológico das respectivas quatro fases: Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas e Operações formais. Com o objetivo de identificar as contribuições da teoria Piagetiana para o ensino e a aprendizagem. E verificar como o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir do levantamento e seleção das obras pertinentes à pesquisa. Os resultados preliminares indicam que a contribuição da teoria Piagetiana, são os estágios do desenvolvimento cognitivo e os processos de desenvolvimento sintético mútuo e progressivo. Conclui-se, portanto, que o trabalho viabiliza a conscientização de um princípio, que produz resultados positivos, no conhecimento das etapas de desenvolvimento e dos esquemas mentais envolvidos que permitem um melhor planejamento do ensino assegurando através dos procedimentos metodológicos uma melhor aprendizagem na vida cotidiana dos alunos em termos gerais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-13: Psicologia" "palavra_chave" => "PIAGET, PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, PROCESSO EVOLUTIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD4_SA13_ID979_03042017094838.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA MACHADO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "KATIA MEDEIROS" "autor_email" => "katiamedeiros.ufcg@gmail." "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }