Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A ESCALA DE BRADEN PARA ANÁLISE DOS RISCOS DE LESÕES POR PRESSÃO EM IDOSOS

Palavra-chaves: UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA, ÚLCERA POR PRESSÃO, CUIDADOS DE ENFERMAGEM Comunicação Oral (CO) AT-04: Enfermagem
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Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

Introdução: o avanço tecnológico e científico vem possibilitando o aperfeiçoamento dos serviços e cuidados de saúde, no entanto, o surgimento de Lesões por Pressão (LP), em pacientes hospitalizados permanece elevado, principalmente em idosos que necessitam de cuidados intensivos. Objetivos: analisar os riscos no desenvolvimento de LP em pacientes idosos, admitidos em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), utilizando a Escala de Braden (EB). Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída de 20 pacientes, selecionados intencionalmente, com base nos seguintes critérios inclusão: ter idade > 65 anos de idade, permanecer internado na UTI por, no mínimo, 72 horas e não apresentar lesão por pressão no momento de admissão na UTI. Os critérios de exclusão foram: ser transferido para outra unidade hospitalar; obter alta da UTI e paciente evoluir a óbito. Para a coleta de dados utilizou-se de um instrumento estruturado e a análise dos prontuários, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Resultados: ao aplicar a Escala de Braden (EB) nos pacientes do estudo durante o exame físico, verificou-se que 90% dos pacientes apresentaram-se completamente limitado em relação à percepção sensorial; 85% encontravam-se ocasionalmente úmidos; 95% restritos ao leito; 90% possuía nutrição inadequada; 85% possuem problema em relação à fricção e cisalhamento; e com relação ao escore total 95% apresentaram risco muito elevado para desenvolver LP que posteriormente desenvolveram tais lesões. Conclusão: a EB é de fácil aplicação na prática clínica do enfermeiro e mostrou-se útil na avaliação de predição do risco de LP no grupo estudado.

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