Atualmente, a metodologia tradicional de ensino, geralmente considerada mecanicista
e reducionista, que visa apenas a transmissão de informações para os alunos, vem cedendo espaço para
as metodologias ativas de ensino, em que o estudante vem deixando de ser simples ouvinte e assimilador
de informações e passando a ser considerado autor principal do seu processo de aprendizagem,
desenvolvendo o senso crítico e a reflexão em processos interativos do conhecimento. A rapidez dos
avanços tecnológicos e principalmente, a popularização da internet, fazem com que o uso desta
importante tecnologia se enquadre entre as novas metodologias de ensino-aprendizagem. Entre estas
novas metodologias de ensino se enquadra o uso da internet nas suas variadas formas. A inserção da
Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC - na educação pode ser dependendo da sua utilização,
uma ferramenta importante para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Entre as suas mais
importantes ferramentas, estão os blogs, que são páginas da internet onde são publicados diversos
conteúdos, sejam dedicados a um assunto específico, sejam de âmbito geral. A criação de um edublog
para a disciplina de imunologia visa disponibilizar o assunto ministrado em sala de aula de uma forma
organizada e sequencial, pois com acesso às modalidades didáticas diferentes daquelas utilizadas em
sala de aula, os alunos podem refletir sobre os seus erros e dificuldades. Dessa forma, o edublog tem
por ambição, estimular o interesse por parte dos alunos, promover a interação e socialização dos saberes
e ser um espaço onde o estudante possa refletir sobre os seus erros e manifestar suas ideias e dificuldades
sem qualquer constrangimento. A princípio foi realizada a aplicação de um questionário no período de
Abril a Maio de 2017 a estudantes dos cursos de graduação da área de saúde, da Universidade Estadual
da Paraíba (UEPB), contendo perguntas que venham a ser facilitadoras e enriquecedoras para a
construção do blog, por exemplo, qual a opinião do alunado a respeito da disciplina e o que poderia vir
a melhorá-la e torná-la mais atrativa, quais os meios utilizados por eles para estudar a disciplina e as
dificuldades encontradas, entre outros inúmeros aspectos de extrema importância, ao fim da aplicação
do questionário chegou-se ao quanto se faz necessário a criação do blog para a disciplina imunologia,
uma vez que os alunos buscam muito mais do que é oferecida pela metodologia tradicional de ensino,
em que, segundo eles, deveriam existir mais recursos como: vídeo-aulas, resumos, esquemas, imagens
e aulas práticas; e que 86% dos entrevistados afirmaram não possuir recursos necessários para obter os
materiais didáticos exigidos pela disciplina.