Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CRIAÇÃO DE EDUBLOG DE DISCIPLINA COMO APOIO DIDÁTICO NO ENSINO DE IMUNOLOGIA

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO, INTERNET, BLOG Comunicação Oral (CO) AT-03: Farmácia
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 29209
    "edicao_id" => 60
    "trabalho_id" => 378
    "inscrito_id" => 410
    "titulo" => """
      CRIAÇÃO DE EDUBLOG DE DISCIPLINA COMO APOIO DIDÁTICO\r\n
      \r\n
      NO ENSINO DE IMUNOLOGIA
      """
    "resumo" => """
      Atualmente, a metodologia tradicional de ensino, geralmente considerada mecanicista\r\n
      \r\n
      e reducionista, que visa apenas a transmissão de informações para os alunos, vem cedendo espaço para\r\n
      \r\n
      as metodologias ativas de ensino, em que o estudante vem deixando de ser simples ouvinte e assimilador\r\n
      \r\n
      de informações e passando a ser considerado autor principal do seu processo de aprendizagem,\r\n
      \r\n
      desenvolvendo o senso crítico e a reflexão em processos interativos do conhecimento. A rapidez dos\r\n
      \r\n
      avanços tecnológicos e principalmente, a popularização da internet, fazem com que o uso desta\r\n
      \r\n
      importante tecnologia se enquadre entre as novas metodologias de ensino-aprendizagem. Entre estas\r\n
      \r\n
      novas metodologias de ensino se enquadra o uso da internet nas suas variadas formas. A inserção da\r\n
      \r\n
      Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC - na educação pode ser dependendo da sua utilização,\r\n
      \r\n
      uma ferramenta importante para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Entre as suas mais\r\n
      \r\n
      importantes ferramentas, estão os blogs, que são páginas da internet onde são publicados diversos\r\n
      \r\n
      conteúdos, sejam dedicados a um assunto específico, sejam de âmbito geral. A criação de um edublog\r\n
      \r\n
      para a disciplina de imunologia visa disponibilizar o assunto ministrado em sala de aula de uma forma\r\n
      \r\n
      organizada e sequencial, pois com acesso às modalidades didáticas diferentes daquelas utilizadas em\r\n
      \r\n
      sala de aula, os alunos podem refletir sobre os seus erros e dificuldades. Dessa forma, o edublog tem\r\n
      \r\n
      por ambição, estimular o interesse por parte dos alunos, promover a interação e socialização dos saberes\r\n
      \r\n
      e ser um espaço onde o estudante possa refletir sobre os seus erros e manifestar suas ideias e dificuldades\r\n
      \r\n
      sem qualquer constrangimento. A princípio foi realizada a aplicação de um questionário no período de\r\n
      \r\n
      Abril a Maio de 2017 a estudantes dos cursos de graduação da área de saúde, da Universidade Estadual\r\n
      \r\n
      da Paraíba (UEPB), contendo perguntas que venham a ser facilitadoras e enriquecedoras para a\r\n
      \r\n
      construção do blog, por exemplo, qual a opinião do alunado a respeito da disciplina e o que poderia vir\r\n
      \r\n
      a melhorá-la e torná-la mais atrativa, quais os meios utilizados por eles para estudar a disciplina e as\r\n
      \r\n
      dificuldades encontradas, entre outros inúmeros aspectos de extrema importância, ao fim da aplicação\r\n
      \r\n
      do questionário chegou-se ao quanto se faz necessário a criação do blog para a disciplina imunologia,\r\n
      \r\n
      uma vez que os alunos buscam muito mais do que é oferecida pela metodologia tradicional de ensino,\r\n
      \r\n
      em que, segundo eles, deveriam existir mais recursos como: vídeo-aulas, resumos, esquemas, imagens\r\n
      \r\n
      e aulas práticas; e que 86% dos entrevistados afirmaram não possuir recursos necessários para obter os\r\n
      \r\n
      materiais didáticos exigidos pela disciplina.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-03: Farmácia"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO, INTERNET, BLOG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA3_ID410_02052017223759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:29:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÍS SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAÍS SANTOS"
    "autor_email" => "lssantos95@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg"
    "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 29209
    "edicao_id" => 60
    "trabalho_id" => 378
    "inscrito_id" => 410
    "titulo" => """
      CRIAÇÃO DE EDUBLOG DE DISCIPLINA COMO APOIO DIDÁTICO\r\n
      \r\n
      NO ENSINO DE IMUNOLOGIA
      """
    "resumo" => """
      Atualmente, a metodologia tradicional de ensino, geralmente considerada mecanicista\r\n
      \r\n
      e reducionista, que visa apenas a transmissão de informações para os alunos, vem cedendo espaço para\r\n
      \r\n
      as metodologias ativas de ensino, em que o estudante vem deixando de ser simples ouvinte e assimilador\r\n
      \r\n
      de informações e passando a ser considerado autor principal do seu processo de aprendizagem,\r\n
      \r\n
      desenvolvendo o senso crítico e a reflexão em processos interativos do conhecimento. A rapidez dos\r\n
      \r\n
      avanços tecnológicos e principalmente, a popularização da internet, fazem com que o uso desta\r\n
      \r\n
      importante tecnologia se enquadre entre as novas metodologias de ensino-aprendizagem. Entre estas\r\n
      \r\n
      novas metodologias de ensino se enquadra o uso da internet nas suas variadas formas. A inserção da\r\n
      \r\n
      Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC - na educação pode ser dependendo da sua utilização,\r\n
      \r\n
      uma ferramenta importante para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Entre as suas mais\r\n
      \r\n
      importantes ferramentas, estão os blogs, que são páginas da internet onde são publicados diversos\r\n
      \r\n
      conteúdos, sejam dedicados a um assunto específico, sejam de âmbito geral. A criação de um edublog\r\n
      \r\n
      para a disciplina de imunologia visa disponibilizar o assunto ministrado em sala de aula de uma forma\r\n
      \r\n
      organizada e sequencial, pois com acesso às modalidades didáticas diferentes daquelas utilizadas em\r\n
      \r\n
      sala de aula, os alunos podem refletir sobre os seus erros e dificuldades. Dessa forma, o edublog tem\r\n
      \r\n
      por ambição, estimular o interesse por parte dos alunos, promover a interação e socialização dos saberes\r\n
      \r\n
      e ser um espaço onde o estudante possa refletir sobre os seus erros e manifestar suas ideias e dificuldades\r\n
      \r\n
      sem qualquer constrangimento. A princípio foi realizada a aplicação de um questionário no período de\r\n
      \r\n
      Abril a Maio de 2017 a estudantes dos cursos de graduação da área de saúde, da Universidade Estadual\r\n
      \r\n
      da Paraíba (UEPB), contendo perguntas que venham a ser facilitadoras e enriquecedoras para a\r\n
      \r\n
      construção do blog, por exemplo, qual a opinião do alunado a respeito da disciplina e o que poderia vir\r\n
      \r\n
      a melhorá-la e torná-la mais atrativa, quais os meios utilizados por eles para estudar a disciplina e as\r\n
      \r\n
      dificuldades encontradas, entre outros inúmeros aspectos de extrema importância, ao fim da aplicação\r\n
      \r\n
      do questionário chegou-se ao quanto se faz necessário a criação do blog para a disciplina imunologia,\r\n
      \r\n
      uma vez que os alunos buscam muito mais do que é oferecida pela metodologia tradicional de ensino,\r\n
      \r\n
      em que, segundo eles, deveriam existir mais recursos como: vídeo-aulas, resumos, esquemas, imagens\r\n
      \r\n
      e aulas práticas; e que 86% dos entrevistados afirmaram não possuir recursos necessários para obter os\r\n
      \r\n
      materiais didáticos exigidos pela disciplina.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-03: Farmácia"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO, INTERNET, BLOG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA3_ID410_02052017223759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:29:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÍS SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAÍS SANTOS"
    "autor_email" => "lssantos95@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg"
    "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

Atualmente, a metodologia tradicional de ensino, geralmente considerada mecanicista e reducionista, que visa apenas a transmissão de informações para os alunos, vem cedendo espaço para as metodologias ativas de ensino, em que o estudante vem deixando de ser simples ouvinte e assimilador de informações e passando a ser considerado autor principal do seu processo de aprendizagem, desenvolvendo o senso crítico e a reflexão em processos interativos do conhecimento. A rapidez dos avanços tecnológicos e principalmente, a popularização da internet, fazem com que o uso desta importante tecnologia se enquadre entre as novas metodologias de ensino-aprendizagem. Entre estas novas metodologias de ensino se enquadra o uso da internet nas suas variadas formas. A inserção da Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC - na educação pode ser dependendo da sua utilização, uma ferramenta importante para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Entre as suas mais importantes ferramentas, estão os blogs, que são páginas da internet onde são publicados diversos conteúdos, sejam dedicados a um assunto específico, sejam de âmbito geral. A criação de um edublog para a disciplina de imunologia visa disponibilizar o assunto ministrado em sala de aula de uma forma organizada e sequencial, pois com acesso às modalidades didáticas diferentes daquelas utilizadas em sala de aula, os alunos podem refletir sobre os seus erros e dificuldades. Dessa forma, o edublog tem por ambição, estimular o interesse por parte dos alunos, promover a interação e socialização dos saberes e ser um espaço onde o estudante possa refletir sobre os seus erros e manifestar suas ideias e dificuldades sem qualquer constrangimento. A princípio foi realizada a aplicação de um questionário no período de Abril a Maio de 2017 a estudantes dos cursos de graduação da área de saúde, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), contendo perguntas que venham a ser facilitadoras e enriquecedoras para a construção do blog, por exemplo, qual a opinião do alunado a respeito da disciplina e o que poderia vir a melhorá-la e torná-la mais atrativa, quais os meios utilizados por eles para estudar a disciplina e as dificuldades encontradas, entre outros inúmeros aspectos de extrema importância, ao fim da aplicação do questionário chegou-se ao quanto se faz necessário a criação do blog para a disciplina imunologia, uma vez que os alunos buscam muito mais do que é oferecida pela metodologia tradicional de ensino, em que, segundo eles, deveriam existir mais recursos como: vídeo-aulas, resumos, esquemas, imagens e aulas práticas; e que 86% dos entrevistados afirmaram não possuir recursos necessários para obter os materiais didáticos exigidos pela disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.