A alimentação desempenha um papel fundamental durante todo o ciclo de vida dos indivíduos. Entre as diversas fases da vida pode-se dar ênfase, como exemplo, a idade escolar, um momento em que se caracteriza por uma fase onde a criança apresenta um metabolismo bem mais intensificado em relação ao do adulto. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política governamental, que abrange todo o Brasil, que pretende suprir, no mínimo, 20% das necessidades nutricionais dos estudantes durante o período escolar, contribuindo para a redução dos índices de evasão escolar, para a formação de hábitos alimentares saudáveis e para a potencialização da capacidade de aprendizagem. Em relação às atribuições do nutricionista no PNAE, compete ao profissional vinculado à Entidade Executora (EEx) exercer 13 atividades obrigatórias e nove complementares. Das atribuições obrigatórias, destacam-se: realização de diagnóstico do estado nutricional dos estudantes; planejamento, elaboração, acompanhamento e avaliação do cardápio da alimentação escolar; capacitação de recursos humanos; controle de qualidade higiênico sanitário; coordenação e realização de ações de educação alimentar e nutricional. Tendo em vista a complexidade e a abrangência do trabalho do nutricionista na alimentação escolar, torna-se necessário destacar suas ações e verificar a atuação deste profissional em relação ao programa. Diante da importância desse tema, o objetivo deste estudo foi fazer um levantamento bibliográfico sobre atuação do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar. O levantamento bibliográfico foi realizado no período de Abril a Maio de 2017, nas bases de dados SciELO (Scientific eletronic Library Online) e Google Acadêmico, usando as palavras chaves: alimentação escolar e PNAE. Diante das análises dos artigos publicados verificou-se que o nutricionista responsável pelo PNAE não cumpre todas as exigências relacionadas ao seu cargo devido aos problemas de gestão do ambiente de trabalho.