Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PRODUÇÃO DE UMA CÉLULA SOLAR COM MATERIAIS ALTERNATIVOS

Palavra-chaves: FONTES DE ENERGIA, CÉLULA SOLAR, MATERIAIS ALTERNATIVOS, EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28756
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 905
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE UMA CÉLULA SOLAR COM MATERIAIS ALTERNATIVOS"
    "resumo" => "Ao longo dos anos, tem crescido o interesse da sociedade pela escassez dos recursos energéticos e a procura de recursos alternativos, não poluentes, tais como a energia solar. Um método alternativo que apresenta destaque é a produção de células solares. Essas são sistemas de conversão direta de energia solar em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.  No entanto, as células solares ainda não tem grande utilização na produção de eletricidade devido aos custos relativamente elevados quando comparados com a produção de energia pelas hidrelétricas e termelétricas. Diante dessa realidade, foi proposto aos alunos do 3° Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador João Alves Filho, localizado na cidade de Areia Branca-SE que produzissem uma célula solar alternativa. A célula solar foi construída em grupo e apresentada em sala de aula. A célula fotovoltaica foi construída com o uso de LEDs vermelhos de 10 mm com encapsulamento transparente. Foram realizados testes a luz solar como também com luz de lâmpadas. Além disso, foi possível ligar um motor elétrico. Desta forma, o conhecimento científico foi discutido com a participação efetiva dos alunos e com contextualização com a realidade atual da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FONTES DE ENERGIA, CÉLULA SOLAR, MATERIAIS ALTERNATIVOS, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID905_27042017144954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANILO"
    "autor_email" => "danilo.quimico@yahoo.com."
    "autor_ies" => "COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR JOÃO ALVES FILHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28756
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 905
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE UMA CÉLULA SOLAR COM MATERIAIS ALTERNATIVOS"
    "resumo" => "Ao longo dos anos, tem crescido o interesse da sociedade pela escassez dos recursos energéticos e a procura de recursos alternativos, não poluentes, tais como a energia solar. Um método alternativo que apresenta destaque é a produção de células solares. Essas são sistemas de conversão direta de energia solar em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.  No entanto, as células solares ainda não tem grande utilização na produção de eletricidade devido aos custos relativamente elevados quando comparados com a produção de energia pelas hidrelétricas e termelétricas. Diante dessa realidade, foi proposto aos alunos do 3° Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador João Alves Filho, localizado na cidade de Areia Branca-SE que produzissem uma célula solar alternativa. A célula solar foi construída em grupo e apresentada em sala de aula. A célula fotovoltaica foi construída com o uso de LEDs vermelhos de 10 mm com encapsulamento transparente. Foram realizados testes a luz solar como também com luz de lâmpadas. Além disso, foi possível ligar um motor elétrico. Desta forma, o conhecimento científico foi discutido com a participação efetiva dos alunos e com contextualização com a realidade atual da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FONTES DE ENERGIA, CÉLULA SOLAR, MATERIAIS ALTERNATIVOS, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID905_27042017144954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANILO"
    "autor_email" => "danilo.quimico@yahoo.com."
    "autor_ies" => "COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR JOÃO ALVES FILHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Ao longo dos anos, tem crescido o interesse da sociedade pela escassez dos recursos energéticos e a procura de recursos alternativos, não poluentes, tais como a energia solar. Um método alternativo que apresenta destaque é a produção de células solares. Essas são sistemas de conversão direta de energia solar em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. No entanto, as células solares ainda não tem grande utilização na produção de eletricidade devido aos custos relativamente elevados quando comparados com a produção de energia pelas hidrelétricas e termelétricas. Diante dessa realidade, foi proposto aos alunos do 3° Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador João Alves Filho, localizado na cidade de Areia Branca-SE que produzissem uma célula solar alternativa. A célula solar foi construída em grupo e apresentada em sala de aula. A célula fotovoltaica foi construída com o uso de LEDs vermelhos de 10 mm com encapsulamento transparente. Foram realizados testes a luz solar como também com luz de lâmpadas. Além disso, foi possível ligar um motor elétrico. Desta forma, o conhecimento científico foi discutido com a participação efetiva dos alunos e com contextualização com a realidade atual da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.