As atividades práticas são uma forma educativa que estimulam a criatividade, a crítica e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando aos discentes um aprendizado mais significativo. Desde modo, o objetivo deste trabalho foi identificar as percepçõs e concepções de professores de ciências de escolas da rede pública e privadas de Campina Grande a cerca da importância, dificuldades e perspectivas na utilização de atividades práticas no ensino de ciências. Foam entrevistados 30 professores durante a execução do minicurso “Ciência maluca: atvidedes práticas como ferramenta norteadora do ensino de ciências” ministrado no Congresso nacional de pesquisa e ensino de ciências, edição 2016, realizado na cidade de Campina Grande. Os participantes foram convidados a responder a perguntas acerca da definição de aulas práticas, sua importância, a utilização de aulas práticas em seu cotidiano, principais dificuldades e perspetivas. Todos os entrevistados respodenram que as inserção de aulas práticas no cotidiano escolar é importante, contudo apenas 41% dos entrevistados alegaram utilizar aulas práticas em seu cotidiano. A falta de infraestrutura, excesso de carga horária, qualificação e superlotação das turmas foram as principais dificuldades apontadas para a realização de aulas práticas. Como forma de superar as dificuldades em inserir aulas práticas no cotidinao escolar a maior parte dos entrevistados defende a inclusão de aulas práticas no planejamento escolar.