CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES: USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEN?
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28328 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 657 "inscrito_id" => 1214 "titulo" => "CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES: USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEN?" "resumo" => "As atividades práticas são uma forma educativa que estimulam a criatividade, a crítica e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando aos discentes um aprendizado mais significativo. Desde modo, o objetivo deste trabalho foi identificar as percepçõs e concepções de professores de ciências de escolas da rede pública e privadas de Campina Grande a cerca da importância, dificuldades e perspectivas na utilização de atividades práticas no ensino de ciências. Foam entrevistados 30 professores durante a execução do minicurso “Ciência maluca: atvidedes práticas como ferramenta norteadora do ensino de ciências” ministrado no Congresso nacional de pesquisa e ensino de ciências, edição 2016, realizado na cidade de Campina Grande. Os participantes foram convidados a responder a perguntas acerca da definição de aulas práticas, sua importância, a utilização de aulas práticas em seu cotidiano, principais dificuldades e perspetivas. Todos os entrevistados respodenram que as inserção de aulas práticas no cotidiano escolar é importante, contudo apenas 41% dos entrevistados alegaram utilizar aulas práticas em seu cotidiano. A falta de infraestrutura, excesso de carga horária, qualificação e superlotação das turmas foram as principais dificuldades apontadas para a realização de aulas práticas. Como forma de superar as dificuldades em inserir aulas práticas no cotidinao escolar a maior parte dos entrevistados defende a inclusão de aulas práticas no planejamento escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, ENSINO, PERSPECTIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID1214_02052017214157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIELE FRANÇA NERY" "autor_nome_curto" => "JANIELE NERY" "autor_email" => "janiele.biologa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28328 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 657 "inscrito_id" => 1214 "titulo" => "CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES: USO DE ATIVIDADES PRÁTICAS FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEN?" "resumo" => "As atividades práticas são uma forma educativa que estimulam a criatividade, a crítica e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando aos discentes um aprendizado mais significativo. Desde modo, o objetivo deste trabalho foi identificar as percepçõs e concepções de professores de ciências de escolas da rede pública e privadas de Campina Grande a cerca da importância, dificuldades e perspectivas na utilização de atividades práticas no ensino de ciências. Foam entrevistados 30 professores durante a execução do minicurso “Ciência maluca: atvidedes práticas como ferramenta norteadora do ensino de ciências” ministrado no Congresso nacional de pesquisa e ensino de ciências, edição 2016, realizado na cidade de Campina Grande. Os participantes foram convidados a responder a perguntas acerca da definição de aulas práticas, sua importância, a utilização de aulas práticas em seu cotidiano, principais dificuldades e perspetivas. Todos os entrevistados respodenram que as inserção de aulas práticas no cotidiano escolar é importante, contudo apenas 41% dos entrevistados alegaram utilizar aulas práticas em seu cotidiano. A falta de infraestrutura, excesso de carga horária, qualificação e superlotação das turmas foram as principais dificuldades apontadas para a realização de aulas práticas. Como forma de superar as dificuldades em inserir aulas práticas no cotidinao escolar a maior parte dos entrevistados defende a inclusão de aulas práticas no planejamento escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, ENSINO, PERSPECTIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID1214_02052017214157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIELE FRANÇA NERY" "autor_nome_curto" => "JANIELE NERY" "autor_email" => "janiele.biologa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }