Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AÇÚCAR, QUÍMICA E CIDADANIA: O QUE UM GRUPO DE ALUNOS DO E.M. SABE SOBRE ESSA TECNOLOGIA

Palavra-chaves: AÇÚCAR, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28124
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 692
    "inscrito_id" => 610
    "titulo" => "AÇÚCAR, QUÍMICA E CIDADANIA: O QUE UM GRUPO DE ALUNOS DO E.M. SABE SOBRE ESSA TECNOLOGIA"
    "resumo" => "O estado da Paraíba possui um papel importante na formação da cultura e riqueza do povo brasileiro, remontando ao período colonial com a construção dos engenhos de cana-de-açúcar na zona da mata e brejos paraibanos. Esta visão sobre nossa história fornece possibilidades de exploração de conteúdo de diferentes áreas do conhecimento. Uma abordagem adequada possibilita desenvolver uma estratégia interdisciplinar de ensino ou mesmo multidisciplinar. Um dos primeiros produtos obtidos da cana-de-açúcar depois do mel é o açúcar mascavo, um produto mais rico nutricionalmente que o açúcar refinado. Os estudantes de ensino médio possui um grande déficit de aprendizagem dos conhecimentos interdisciplinares e culturais dos diferentes tipos de açúcares, que estão presentes diariamente em nossa mesa.Nosso objetivo é obter um dos tipos de açúcar, o mascavo, em pequena escala no laboratório e fazer um resgate das concepções prévias de um grupo de alunos do ensino médio sobre a produção, importância e tecnologias envolvidas na produção de açúcar para posteriormente produzir o açúcar com esses alunos, seguindo uma estratégia de ensino-aprendizagem que possibilita uma abordagem interdisciplinar sobre o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "AÇÚCAR, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID610_03052017002927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSIELMA DE QUEIROZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSY QUEIROZ"
    "autor_email" => "josielma_queiroz@hotmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28124
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 692
    "inscrito_id" => 610
    "titulo" => "AÇÚCAR, QUÍMICA E CIDADANIA: O QUE UM GRUPO DE ALUNOS DO E.M. SABE SOBRE ESSA TECNOLOGIA"
    "resumo" => "O estado da Paraíba possui um papel importante na formação da cultura e riqueza do povo brasileiro, remontando ao período colonial com a construção dos engenhos de cana-de-açúcar na zona da mata e brejos paraibanos. Esta visão sobre nossa história fornece possibilidades de exploração de conteúdo de diferentes áreas do conhecimento. Uma abordagem adequada possibilita desenvolver uma estratégia interdisciplinar de ensino ou mesmo multidisciplinar. Um dos primeiros produtos obtidos da cana-de-açúcar depois do mel é o açúcar mascavo, um produto mais rico nutricionalmente que o açúcar refinado. Os estudantes de ensino médio possui um grande déficit de aprendizagem dos conhecimentos interdisciplinares e culturais dos diferentes tipos de açúcares, que estão presentes diariamente em nossa mesa.Nosso objetivo é obter um dos tipos de açúcar, o mascavo, em pequena escala no laboratório e fazer um resgate das concepções prévias de um grupo de alunos do ensino médio sobre a produção, importância e tecnologias envolvidas na produção de açúcar para posteriormente produzir o açúcar com esses alunos, seguindo uma estratégia de ensino-aprendizagem que possibilita uma abordagem interdisciplinar sobre o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "AÇÚCAR, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID610_03052017002927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSIELMA DE QUEIROZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSY QUEIROZ"
    "autor_email" => "josielma_queiroz@hotmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O estado da Paraíba possui um papel importante na formação da cultura e riqueza do povo brasileiro, remontando ao período colonial com a construção dos engenhos de cana-de-açúcar na zona da mata e brejos paraibanos. Esta visão sobre nossa história fornece possibilidades de exploração de conteúdo de diferentes áreas do conhecimento. Uma abordagem adequada possibilita desenvolver uma estratégia interdisciplinar de ensino ou mesmo multidisciplinar. Um dos primeiros produtos obtidos da cana-de-açúcar depois do mel é o açúcar mascavo, um produto mais rico nutricionalmente que o açúcar refinado. Os estudantes de ensino médio possui um grande déficit de aprendizagem dos conhecimentos interdisciplinares e culturais dos diferentes tipos de açúcares, que estão presentes diariamente em nossa mesa.Nosso objetivo é obter um dos tipos de açúcar, o mascavo, em pequena escala no laboratório e fazer um resgate das concepções prévias de um grupo de alunos do ensino médio sobre a produção, importância e tecnologias envolvidas na produção de açúcar para posteriormente produzir o açúcar com esses alunos, seguindo uma estratégia de ensino-aprendizagem que possibilita uma abordagem interdisciplinar sobre o tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.