DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ARARUNA PARA INCLUIR O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28400 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 394 "inscrito_id" => 507 "titulo" => "DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ARARUNA PARA INCLUIR O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A primeira etapa do ensino fundamental é extremamente importante para desenvolver a capacidade de raciocínio e participação dos alunos, é a partir dai que eles começam a compreender e participar da sociedade como parte integrante dela, posicionando-se de maneira critica diante das diferentes situações sócias enfrentadas. A formação de um cidadão crítico exige sua inserção numa sociedade em que o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado, neste sentido o ensino de ciências colabora para a compreensão do mundo e de suas transformações, situando o homem como parte integrante do universo. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Targino Maranhão localizada no município de Araruna – Pb, Com a finalidade de compreender as concepções acerca da inclusão do ensino de astronomia nas aulas de ciências. A metodologia utilizada esta pautada em um estudo de caso no qual foi aplicado através de um questionário contendo quatro questões para o direcionamento no decorrer das atividades. A partir das análises dos dados coletados na pesquisa foi possível perceber que não são poucos os desafios, e dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação básica. Esses profissionais são conhecedor da temática, mas não se sentem altamente preparados para a sua abordagem devido à forma como ele é explicito no seu material didático. No qual corroboraram para as investigações e incentivos para que eles façam uso em seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, CIENCIAS, ASTRONOMIA, CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID507_01052017181532.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FATIMA DO NASCIMENTO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "FATIMA" "autor_email" => "mdfatimanasciment@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28400 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 394 "inscrito_id" => 507 "titulo" => "DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ARARUNA PARA INCLUIR O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A primeira etapa do ensino fundamental é extremamente importante para desenvolver a capacidade de raciocínio e participação dos alunos, é a partir dai que eles começam a compreender e participar da sociedade como parte integrante dela, posicionando-se de maneira critica diante das diferentes situações sócias enfrentadas. A formação de um cidadão crítico exige sua inserção numa sociedade em que o conhecimento científico e tecnológico é cada vez mais valorizado, neste sentido o ensino de ciências colabora para a compreensão do mundo e de suas transformações, situando o homem como parte integrante do universo. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Targino Maranhão localizada no município de Araruna – Pb, Com a finalidade de compreender as concepções acerca da inclusão do ensino de astronomia nas aulas de ciências. A metodologia utilizada esta pautada em um estudo de caso no qual foi aplicado através de um questionário contendo quatro questões para o direcionamento no decorrer das atividades. A partir das análises dos dados coletados na pesquisa foi possível perceber que não são poucos os desafios, e dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação básica. Esses profissionais são conhecedor da temática, mas não se sentem altamente preparados para a sua abordagem devido à forma como ele é explicito no seu material didático. No qual corroboraram para as investigações e incentivos para que eles façam uso em seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, CIENCIAS, ASTRONOMIA, CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID507_01052017181532.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FATIMA DO NASCIMENTO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "FATIMA" "autor_email" => "mdfatimanasciment@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }