QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 9º ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28786 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 565 "inscrito_id" => 1649 "titulo" => "QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 9º ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB" "resumo" => "Na atual sociedade moderna, constantes entraves entre educadores e professores em Química buscam formas de aprimorar e contribuir para a ocorrência da aprendizagem significativa pelos educandos. O professor é o grande responsável na condução da aprendizagem dos seus alunos, que passam a conhecer ou continuam a ignorar a Química. Cabe ao professor desmitificar as equações e as fórmulas, mas as vezes, por um ensino clássico de aulas expositivo-memorativas, onde simplesmente derramar conhecimento sobre os alunos e esperar que eles, num passe de mágica, passem a entender, contextualizar e dominar o conteúdo de Química.Diante da atual situação do ensino e aprendizagem de Química na rede pública. Criou-se a necessidade de desenvolver uma pesquisa investigativa, quantitativa sobre o conhecimento e entendimento de Química dos alunos do nono ano das escolas públicas de Queimadas-PB, onde foram pesquisados cem educandos, com aplicação de um questionário objetivo,com questões ligadas ao universo da Química. Os resultados obtidos mostraram que os alunos têm um conhecimento em Química muito a baixo do esperado, devido a vários fatores preponderantes como: falta de aulas práticas, interligação da Química com o cotidiano do aluno, a falta de contextualização da disciplina com o proposto no próprio livro didático, entre outros graves motivos. Diante desses resultados, evidencia-se a necessidade de que os professores de Química procurem cada vez mais contextualizar os conteúdos dessa disciplina com as vivências cotidianas dos educandos, levando-os a uma autonomia, onde esses possam ser críticos e tenham flexibilidade de pensamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "QUÍMICA, EDUCAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENTENDIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID1649_02052017155508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HÉRGITON TEODOMIRO LINHARES MAIA" "autor_nome_curto" => "HÉRGITON MAIA" "autor_email" => "hergitonm@yahoo.com.br" "autor_ies" => "ABEPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28786 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 565 "inscrito_id" => 1649 "titulo" => "QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 9º ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB" "resumo" => "Na atual sociedade moderna, constantes entraves entre educadores e professores em Química buscam formas de aprimorar e contribuir para a ocorrência da aprendizagem significativa pelos educandos. O professor é o grande responsável na condução da aprendizagem dos seus alunos, que passam a conhecer ou continuam a ignorar a Química. Cabe ao professor desmitificar as equações e as fórmulas, mas as vezes, por um ensino clássico de aulas expositivo-memorativas, onde simplesmente derramar conhecimento sobre os alunos e esperar que eles, num passe de mágica, passem a entender, contextualizar e dominar o conteúdo de Química.Diante da atual situação do ensino e aprendizagem de Química na rede pública. Criou-se a necessidade de desenvolver uma pesquisa investigativa, quantitativa sobre o conhecimento e entendimento de Química dos alunos do nono ano das escolas públicas de Queimadas-PB, onde foram pesquisados cem educandos, com aplicação de um questionário objetivo,com questões ligadas ao universo da Química. Os resultados obtidos mostraram que os alunos têm um conhecimento em Química muito a baixo do esperado, devido a vários fatores preponderantes como: falta de aulas práticas, interligação da Química com o cotidiano do aluno, a falta de contextualização da disciplina com o proposto no próprio livro didático, entre outros graves motivos. Diante desses resultados, evidencia-se a necessidade de que os professores de Química procurem cada vez mais contextualizar os conteúdos dessa disciplina com as vivências cotidianas dos educandos, levando-os a uma autonomia, onde esses possam ser críticos e tenham flexibilidade de pensamento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "QUÍMICA, EDUCAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, ENTENDIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID1649_02052017155508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HÉRGITON TEODOMIRO LINHARES MAIA" "autor_nome_curto" => "HÉRGITON MAIA" "autor_email" => "hergitonm@yahoo.com.br" "autor_ies" => "ABEPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }