Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

TEATRO NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR VOLTADO PARA LUDICIDADE COMO MEIO DE DIMINUIR EVASÃO NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: IMAGINAÇÃO, CONSUMISMO, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO Pôster (PO) Ciências Biológicas
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28853
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 597
    "titulo" => "TEATRO NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR VOLTADO PARA LUDICIDADE COMO MEIO DE DIMINUIR EVASÃO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A escola é o centro da aprendizagem pedagógica, é o lugar que concentra e acumula o conhecimento desde o início das civilizações, permitindo a construção de novas concepções da ciência e novas relações com a sociedade e o meio que nos cerca (VIVEIRO, 2006). A sala de aula vem aos poucos perdendo lugar para as novas tecnologias, ou seja, para o aluno hoje é muito mais interessante usar seus celulares durante a fala do professor do que participar de uma discussão, isso vem se tornando cada vez mais persistente nas aulas (SOARES, 2004).  Por isso, os professores necessitam criar novas experiências que façam com que os alunos possam interagir melhor com as aulas, com os outros alunos, professores e o meio escolar. Assim o presente trabalho teve como objetivo criar condições para o desenvolvimento do pensamento lógico e criativo, estimulando a participação do jovem, individualmente ou em grupos, na representação e reflexão de feitos culturais, proporcionando a comparação e provável reformulação dos mesmos, garantindo dessa forma a continuidade do processo de aprendizagem na disciplina de biologia. A pesquisa foi dividida em três etapas sequenciais, exposição do conteúdo "Consumismo", desenvolvimento do texto para a peça teatral, foi notório ao decorrer dos ensaios  a evolução dos alunos, exercitando sua capacidade de dialética, pensamento lógico, criticidade e percepção de mundo, e por fim houve a apresentação na mostra pedagógica na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "IMAGINAÇÃO, CONSUMISMO, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID597_12032017120407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBERLÂNIA MARQUES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ALBERLÂNIA "
    "autor_email" => "alberlania.marques@gmail."
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28853
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 597
    "titulo" => "TEATRO NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR VOLTADO PARA LUDICIDADE COMO MEIO DE DIMINUIR EVASÃO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A escola é o centro da aprendizagem pedagógica, é o lugar que concentra e acumula o conhecimento desde o início das civilizações, permitindo a construção de novas concepções da ciência e novas relações com a sociedade e o meio que nos cerca (VIVEIRO, 2006). A sala de aula vem aos poucos perdendo lugar para as novas tecnologias, ou seja, para o aluno hoje é muito mais interessante usar seus celulares durante a fala do professor do que participar de uma discussão, isso vem se tornando cada vez mais persistente nas aulas (SOARES, 2004).  Por isso, os professores necessitam criar novas experiências que façam com que os alunos possam interagir melhor com as aulas, com os outros alunos, professores e o meio escolar. Assim o presente trabalho teve como objetivo criar condições para o desenvolvimento do pensamento lógico e criativo, estimulando a participação do jovem, individualmente ou em grupos, na representação e reflexão de feitos culturais, proporcionando a comparação e provável reformulação dos mesmos, garantindo dessa forma a continuidade do processo de aprendizagem na disciplina de biologia. A pesquisa foi dividida em três etapas sequenciais, exposição do conteúdo "Consumismo", desenvolvimento do texto para a peça teatral, foi notório ao decorrer dos ensaios  a evolução dos alunos, exercitando sua capacidade de dialética, pensamento lógico, criticidade e percepção de mundo, e por fim houve a apresentação na mostra pedagógica na escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "IMAGINAÇÃO, CONSUMISMO, APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID597_12032017120407.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBERLÂNIA MARQUES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ALBERLÂNIA "
    "autor_email" => "alberlania.marques@gmail."
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A escola é o centro da aprendizagem pedagógica, é o lugar que concentra e acumula o conhecimento desde o início das civilizações, permitindo a construção de novas concepções da ciência e novas relações com a sociedade e o meio que nos cerca (VIVEIRO, 2006). A sala de aula vem aos poucos perdendo lugar para as novas tecnologias, ou seja, para o aluno hoje é muito mais interessante usar seus celulares durante a fala do professor do que participar de uma discussão, isso vem se tornando cada vez mais persistente nas aulas (SOARES, 2004). Por isso, os professores necessitam criar novas experiências que façam com que os alunos possam interagir melhor com as aulas, com os outros alunos, professores e o meio escolar. Assim o presente trabalho teve como objetivo criar condições para o desenvolvimento do pensamento lógico e criativo, estimulando a participação do jovem, individualmente ou em grupos, na representação e reflexão de feitos culturais, proporcionando a comparação e provável reformulação dos mesmos, garantindo dessa forma a continuidade do processo de aprendizagem na disciplina de biologia. A pesquisa foi dividida em três etapas sequenciais, exposição do conteúdo "Consumismo", desenvolvimento do texto para a peça teatral, foi notório ao decorrer dos ensaios a evolução dos alunos, exercitando sua capacidade de dialética, pensamento lógico, criticidade e percepção de mundo, e por fim houve a apresentação na mostra pedagógica na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.