Entendemos que a principal ferramenta para avaliar o conhecimento de alunos e instituições de ensino são as conhecidas “provas”, a exemplo disso temos o exame nacional do ensino médio (ENEM). Outras avaliações mais específicas dão ainda maior foco à competição entre os alunos do que à avaliação do conhecimento, são as famosas Olimpíadas. Este artigo tratará especificadamente sobre a “Olimpíada de Biologia” realizada dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, em escolas estaduais de Uberaba, MG. Nosso principal objetivo foi aplicar essa forma de avaliação em duas escolas de realidades distintas respeitando as limitações de cada ambiente, comparando-as quanto às formas de resposta de participação ao método “Olimpíada”, além de avaliar a aceitação dos alunos, o desempenho e o envolvimento de modo geral. Para que os resultados pudessem ter um bom comparativo, foram escolhidas para aplicação do projeto duas escolas com realidades completamente diferentes. A aceitação do projeto pelas escolas e pelos alunos foi extremamente satisfatória em ambos os espaços, o clima de competição aliado ao estudo resultou em grande desempenho e interesse. Por meio dos resultados obtidos, entendemos que a competição em si não é um problema, mas depende de como ela é utilizada. Pode ela ser uma ferramenta ou uma arma. Formar cidadãos é muito mais que algo técnico, e respeitar o capital cultural de cada indivíduo pode ser o principal foco no combate de competições exclusivas, que valorizam somente o sucesso de quem as conquista.