O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental que tem por objetivo apresentar uma análise acerca das orientações curriculares apresentadas no documentos oficiais - Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental – Anos iniciais (PCN), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba (RCEFEP) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - para o ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É destacado na pesquisa a importância de os professores dos anos iniciais conhecerem e compreenderem as orientações curriculares, tendo em vista sua relevância no âmbito da Educação Matemática, uma vez que tais orientações direcionam diversas pesquisas, assim como práticas pedagógicas e planos curriculares. Consideramos que as orientações apresentadas nos documentos oficiais não apresentam orientações mais específicas e detalhadas que possam auxiliar os professores que não possuem muitos conhecimentos específicos sobre o trabalho com combinatória. Acreditamos que aqueles que se norteiam basicamente somente nos apontamentos destes documentos, para desenvolver trabalho pedagógico em sala de aula, possam desenvolver o ensino da combinatória de forma superficial. Diante o exposto da pesquisa, consideramos que este trabalho possa servir de um aporte para os professores dos anos iniciais do Ensino fundamental, para o desenvolvimento de um ensino da combinatória de forma mais efetiva e significativa aos seus alunos. Almejamos que as considerações apresentadas nessa pesquisa não tenham apenas uma dimensão teórica, mas seja acessível aos docentes da Educação Básica, e que de alguma forma possa influenciar em sua prática docente.