A tecnologia pode ser uma ferramenta de ensino essencial quando bem utilizada e planejada. O professor assume o papel de mediador do conhecimento para dar sentido ao uso da tecnologia e não apenas informatizar suas aulas, mas produzir conhecimentos permitindo ao aluno ser ativo na construção do conhecimento. Desenvolvemos atividades utilizando o computador com o uso do aplicativo Geogebra, verificamos a importância dele como ferramenta para o ensino e aprendizagem de Matemática com alunos no 1º ano do Ensino Médio no estudo de Funções Polinomiais do 2º grau. Para a análise, tomamos como base o segundo livro anual do NCTM, As idéias da Álgebra, em que pesquisadores focalizam desde a preparação do terreno para o ensino de álgebra até a introdução dos computadores nesse ensino para torná-lo mais dinâmico e moderno. As atividades foram realizadas no Laboratório de Informática, num processo de verificação e validação dos conceitos e definições. Tínhamos como objetivo perceber as principais contribuições que o Geogebra, poderia proporcionar para o ensino e aprendizagem de funções polinomiais do 2º grau. Nossos objetivos foram alcançados e contribuímos de forma significativa para que os alunos desenvolvessem diversas competências e habilidades na compreensão de funções tendo o auxílio do Geogebra, verificamos que o aplicativo proporciona liberdade e autonomia para explorar, criar, observar e compreender o conteúdo de funções de forma diferente do ensino tradicional, pois permite alterar seus valores; observar as relações existentes entre funções simétricas, crescente e decrescente através da visualização dos seus gráficos.