Este trabalho se propõe a discutir estratégias de leitura utilizadas em sala de aula durante a realização de atividades com tirinhas a partir da temática preconceito. A proposta é fruto de uma sequência de aulas desenvolvidas por bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), em uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Campina Grande. Trata-se de uma pesquisa que analisa uma sequência de atividades com foco para o eixo leitura à luz teórica de KLEIMAN, LEFFA, Koch e Elias (2006) e Oliveira (2010). Após o trabalho desenvolvido, percebemos que a escolha do tema se sobrepõe a escolha do gênero para despertar o interesse dos alunos para o estudo de gêneros nas aulas de leitura. Para isso, descreveremos várias ações que envolvem diferentes suportes para complementar as atividades, tais como a exibição de vídeos publicitários e a utilização de outros gêneros sobre o preconceito, dentre outras, revelando os aspectos que desencadearam a motivação e produtividade para o ensino de práticas dinâmicas de leitura.