Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

LEITURA EM SALA DE AULA: ENSINANDO A PARTIR DE UMA TEMÁTICA E UM GÊNERO

Palavra-chaves: ESTRATÉGIAS DE LEITURA, TIRINHAS, ENSINO DE GÊNERO Comunicação Oral (CO) GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27406
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 465
    "inscrito_id" => 1247
    "titulo" => "LEITURA EM SALA DE AULA: ENSINANDO A PARTIR DE UMA TEMÁTICA E UM GÊNERO"
    "resumo" => "Este trabalho se propõe a discutir  estratégias de leitura utilizadas em sala de aula durante a realização de atividades com tirinhas a partir da temática preconceito. A proposta é fruto de uma sequência de aulas desenvolvidas por bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), em uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Campina Grande. Trata-se de uma pesquisa que analisa uma sequência de atividades com foco para o eixo leitura à luz teórica de KLEIMAN, LEFFA, Koch e Elias (2006) e Oliveira (2010). Após o trabalho desenvolvido, percebemos que a escolha do tema se sobrepõe a escolha do gênero para despertar o interesse dos alunos para o estudo de gêneros nas aulas de leitura. Para isso, descreveremos várias ações que envolvem diferentes suportes para complementar as atividades, tais como a exibição de vídeos publicitários e a utilização de outros gêneros sobre o preconceito, dentre outras, revelando os aspectos que desencadearam a motivação e produtividade para o ensino de práticas dinâmicas de leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA, TIRINHAS, ENSINO DE GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID1247_20032017122028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHEBORA LETICIA DINIZ BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "DHEBORA LETICIA"
    "autor_email" => "dheboradiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27406
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 465
    "inscrito_id" => 1247
    "titulo" => "LEITURA EM SALA DE AULA: ENSINANDO A PARTIR DE UMA TEMÁTICA E UM GÊNERO"
    "resumo" => "Este trabalho se propõe a discutir  estratégias de leitura utilizadas em sala de aula durante a realização de atividades com tirinhas a partir da temática preconceito. A proposta é fruto de uma sequência de aulas desenvolvidas por bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), em uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Campina Grande. Trata-se de uma pesquisa que analisa uma sequência de atividades com foco para o eixo leitura à luz teórica de KLEIMAN, LEFFA, Koch e Elias (2006) e Oliveira (2010). Após o trabalho desenvolvido, percebemos que a escolha do tema se sobrepõe a escolha do gênero para despertar o interesse dos alunos para o estudo de gêneros nas aulas de leitura. Para isso, descreveremos várias ações que envolvem diferentes suportes para complementar as atividades, tais como a exibição de vídeos publicitários e a utilização de outros gêneros sobre o preconceito, dentre outras, revelando os aspectos que desencadearam a motivação e produtividade para o ensino de práticas dinâmicas de leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA, TIRINHAS, ENSINO DE GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID1247_20032017122028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DHEBORA LETICIA DINIZ BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "DHEBORA LETICIA"
    "autor_email" => "dheboradiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este trabalho se propõe a discutir estratégias de leitura utilizadas em sala de aula durante a realização de atividades com tirinhas a partir da temática preconceito. A proposta é fruto de uma sequência de aulas desenvolvidas por bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), em uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Campina Grande. Trata-se de uma pesquisa que analisa uma sequência de atividades com foco para o eixo leitura à luz teórica de KLEIMAN, LEFFA, Koch e Elias (2006) e Oliveira (2010). Após o trabalho desenvolvido, percebemos que a escolha do tema se sobrepõe a escolha do gênero para despertar o interesse dos alunos para o estudo de gêneros nas aulas de leitura. Para isso, descreveremos várias ações que envolvem diferentes suportes para complementar as atividades, tais como a exibição de vídeos publicitários e a utilização de outros gêneros sobre o preconceito, dentre outras, revelando os aspectos que desencadearam a motivação e produtividade para o ensino de práticas dinâmicas de leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.