O presente artigo foi fruto de um projeto didático-pedagógico desenvolvido na Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas”, pertencente à Diretoria Regional de Educação e Cultura, 15ª DIREC, de Pau dos Ferros - RN, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura - SEEC, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Subprojeto: “Ler para retextualizar: interagindo com as linguagens”, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UERN, do Campus Avançado Professora “Maria Elisa de Albuquerque Maia” – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Esse projeto foi aplicado nas turmas dos 3ºs anos do ensino médio: regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos), intitulado de “O blog como suporte didático-pedagógico no ensino de Língua Portuguesa”, realizado no ano 2012, na referida instituição escolar. Para tanto, oportunizou os alunos o acesso a este universo virtual. Neste escopo teórico, utilizamos Bakhtin (1995), Moore (2007), Freire (1995), Coscarelli (2005), Mussalim (2005). Inicialmente, tiveram oficinas sobre a confecção de um blog, logo após estudamos as características dele, a sua funcionalidade, dinamicidade, sendo que os responsáveis foram os bolsistas do subprojeto do PIBID/UERN. Após a sua aplicação, os alunos do lócus produziram o blog: “Conexão e Leitura”, servindo de suporte à leitura, à