Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de pesquisa “Violência de gênero no ensino médio: análise do comportamento dos/das alunos/as e professores/as” e mostrar seu desenvolvimento e resultados a partir de um pesquisa bibliográfica e exploratória. Esta pesquisa surgiu a partir do interesse de mostrar de forma objetiva a análise sobre a violência de gênero que ocorre no ensino médio, no qual pretendíamos descobrir como a violência de gênero ocorre realmente no ensino médio, se afeta apenas as alunas ou também as professoras, se contribui negativamente para o desenvolvimento cognitivo das alunas, e como se dá o comportamento de alunas e professores/as diante da temática. Deste modo, a pesquisa consolida-se no sentindo de analisar e perceber o quão importante é discutir essa temática na escola, para que haja o combate dela, e até mesmo a desconstrução desta prática, para que alunas, professoras, funcionárias, possam viver sem medo de como falar ou como agir, diante de diversas situações. Os principais autores que subsidiaram essa discussão foram: Abramovay (2002), Ariés (1975), Bourdieu (1998), Louro (1997), Minayo (2005), Moreno (2003) e Saffioti (2004). A metodologia se deu por meio de uma pesquisa de caráter exploratório. Para tanto, utilizou-se um questionário aplicado junto às alunas contendo 12 questões e uma entrevista aplicada junto aos/as professores/as contendo 11 questões. Após a análise dos dados, foi observado que apesar de haver muitos estudos e pesquisas que trazem a temática de gênero, constatou-se que o recorte teórico que demos no presente trabalho, ainda carece de um maior aprofundamento.