Ser professor nos dias atuais têm se caracterizado num constante desafio. Pensar a perspectiva de uma formação pautada nos saberes que congregam especificidades para o processo formativo pode vir a ser o caminho para a construção de um ser docente por inteiro. Este artigo é resultado de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, realizada na Escola Estadual Dom Jaime Câmara e Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira da Costa, localizadas em Mossoró/RN. Os sujeitos da investigação foram duas professoras que desenvolvem suas funções nas escolas supraditas. O objetivo foi compreender como se deu a construção da prática pedagógica das referidas docentes e os saberes produzidos no decurso da experiência no âmbito da academia e, posteriormente, no exercício da profissão. Os dados foram coletados por meio da técnica da entrevista e foram analisados à luz de teorias que discutem a temática. Constatamos a importância de o professor refletir sobre a importância do papel que assume frente aos processos educativos, da constante transformação dos saberes docentes, bem como, da necessidade de enfrentar os desafios que cerceiam a profissão professor na atualidade.